Skip to content

SC chega a 99% de ocupação e tem apenas 1 leito de UTI pediátrica

Santa Catarina possui apenas um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. As informações são do Painel de Ocupação de Leitos de UTI do SUS deste domingo (28). Conforme a atualização, o Estado atingiu 99% de lotação em todos os tipos de leitos.

 

A única vaga livre está localizada no Hospital e Maternidade Jaraguá. Segundo o Painel do SUS, além desta vaga, em todo o Estado estão disponíveis apenas cinco leitos adultos e quatro neonatais.

 

A região Sul e Foz do Rio Itajaí estão com 100% de ocupação, e a Grande Florianópolis possui apenas dois leitos de UTI adulto disponíveis.

A falta de leitos pediátricos, cuja ocupação atingiu 100% nesta semana tem indignado pais e responsáveis que aguardam atendimento em emergências.

 

Governo de SC tenta abrir novas vagas para UTI infantil

Para contornar a lotação, o governo estadual informou que busca leitos na rede privada para suprir a demanda. Além disso, o Estado anunciou que novas unidades infantis devem ser abertas em duas regiões catarinenses, nos próximos dias, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

A contratação de 30 novos leitos em Brusque está marcada para esta segunda-feira (29),  às 13h30, no Hospital Imigrantes.

 

De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), Santa Catarina tem registrado aumento de casos de doenças respiratórias, o que tem gerado grande demanda de leitos hospitalares infantis. A alta demanda tem sobrecarregado o sistema de saúde, conforme a pasta.

A situação fez com que o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) pedisse à Justiça catarinense o prazo de 12 horas para o Estado providenciar vaga em leito próprio ou privado.

 

Criciúma empresta unidade ao Estado

No Sul do Estado, Criciúma decidiu adiar a inauguração de uma unidade de saúde e destiná-la ao HMISC (Hospital Materno-Infantil Santa Catarina), a fim de abrir espaço de internação em casos que ainda não exijam UTI, devido à superlotação da unidade pública que é controlada pelo Estado.

O anúncio do governo de Criciúma, feito na tarde dessa sexta-feira (26), é de que a estrutura da nova unidade básica de saúde do bairro Santa Bárbara está cedida ao Governo do Estado.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
06:15, maio 22, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 89 %
Wind Gust Wind Gust: 14 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:06
Sunset Sunset: 17:47