Skip to content

Governo de SC decreta emergência na saúde por dengue e superlotação de hospitais

O governo de Santa Catarina assinou, nesta terça-feira (28), o decreto que instaura situação de emergência em saúde no Estado, por conta de superlotação nas emergências devido ao aumento dos casos de dengue e doenças respiratórias.

 

O governo estadual terminou a formulação do decreto na tarde desta quinta-feira (28), quando unidades de saúde têm apresentado sérios problemas estruturais e de manutenção em SC, além da onda crescente da dengue.

Com o decreto, será possível realizar contratações de serviços para reformas e obras de forma mais ágil em seis hospitais da rede pública estadual da Grande Florianópolis, entre outras melhorias necessárias.

 

Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), isso ocorre em decorrência da possibilidade de realizar acordos de forma direta.

Entre as melhorias, estão previstas adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais, assim como restruturação das instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização da rede de atendimento.

 

O Governo de Santa Catarina afirma que ações serão implementadas e executadas no prazo de 180 dias.

A secretária da Saúde Carmen Zanotto reforça a importância de local adequado e em boas condições contribuindo para o cuidado e recuperação do paciente.

 

“Temos excelentes profissionais, isso é um fato. Mas as estruturas físicas de hospitais da Grande Florianópolis precisam acompanhar em qualidade. Nossa maior preocupação é melhorar e dar condições adequadas para atendimento e acolhimento dos nossos pacientes. Nosso foco é restabelecer a plena prestação dos serviços essenciais e a atenção à saúde da população de qualidade”, complementa a titular da pasta.

 

Ainda de acordo com o governo estadual, essa ação também vai ao encontro do atual momento sazonal que Santa Catarina está enfrentando.

O aumento expressivo de casos de doenças infecciosas virais identificadas como a dengue e as doenças respiratórias que vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado e, consequentemente, alta da ocupação de leitos hospitalares.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
15:19, maio 25, 2024
temperature icon 11°C
nublado
Humidity 64 %
Wind Gust Wind Gust: 10 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:08
Sunset Sunset: 17:46