Skip to content

Chuva de granizo é registrada em cidades do RS

Os temporais registrados entre o final da tarde e início da noite desta segunda-feira (15) causaram estragos e assustaram moradores de diferentes cidades do RS. Até o momento, a situação mais crítica é em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde chuva de granizo foi registrada e fez estragos.

Em Rio Pardo, o tamanho das pedras impressionou moradores Daniele Lemos / Arquivo pessoal

 

No município, o granizo começou no final da tarde e, conforme moradores, atingiram vários bairros da cidade. A Defesa Civil Municipal ainda não tem balanço dos estragos, mas confirma o recebimento de várias ligações solicitando auxílio com lonas.

 

Já a Defesa Civil Estadual confirmou que já estão sendo encaminhadas lonas e cobertores para Rio Pardo.

O prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, confirmou a GZH que praticamente metade da cidade foi atingida pela chuva de granizo. Segundo ele, a Defesa Civil do município montou um posto no Batalhão do Corpo de Bombeiros para atender todos que precisam de auxílio.

 

— Estamos conseguindo ajuda de cidades vizinhas para distribuição de lonas. Por enquanto, ainda temos disponibilidade, mas quem puder nos ajudar com mais lonas, será bem-vindo — afirma o prefeito.

Em Guaíba, a ventania derrubou uma árvore, que caiu sobre o km 132 da BR-116, deixando a pista obstruída. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local.

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), postes também caíram em Canoas, na BR-116, e em Guaíba, na BR-448.  A PRF informou que o trânsito está sendo controlado nestas rodovias.

 

Porto Alegre também teve registro de granizo. Na Capital, as pedras começaram a cair por volta das 19h. A Defesa Civil não registra nenhum chamado até o momento.

 

Em Eldorado do Sul, a Defesa Civil registrou chamados de todos os bairros. A estimativa preliminar é de que pelo menos cem casas tenham sido atingidas. O balanço completo será divulgado nesta terça-feira (16).

 

— Foi tudo muito rápido. O granizo veio com o vento forte. Recebemos muitas ligações de moradores desesperados — afirma o João Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.

 

Em Canoas, a Defesa Civil informou que há varias casas destelhadas — ainda não há balanço de quantas residências foram atingidas.  Além disso, há fios, postes e árvores caídas.

 

Granizo também foi registrado em outras cidades do Estado, como São Jerônimo. Mas, até o momento, não há confirmação de estragos nesses municípios.

 

Falta de energia elétrica

O temporal deixou moradores da Região Metropolitana sem energia elétrica. Segundo a RGE, 132 mil clientes estavam sem luz por volta das 19h30min desta segunda-feira.

 

A CEEE Equatorial não havia informado quantos clientes estavam sem energia elétrica na noite desta segunda.

A Defesa Civil estadual emitiu, por volta das 19h30min, um novo alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo pelas próximas 10 horas. O órgão afirma que, em caso de estragos, moradores devem ligar para 190 ou 193.

 

Fonte: ZH

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
24°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo