Skip to content

Veja oito dicas de cuidados com seu pet nos dias de calor

Tutores de gatos e cachorros devem redobrar a atenção

 

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Se em alguns dias a temperatura gera incômodos e riscos à saúde dos humanos, com os pets não é diferente. As altas temperaturas do verão alertam para cuidados ainda maiores com os animais de estimação. Tutores de gatos e cachorros devem redobrar a atenção para garantir o conforto térmico deles.

Os professores de Medicina Veterinária da UniSociesc, Bárbara de Freitas e Leonardo Vieira, dão dicas para garantir o bem-estar dos pets nos dias mais quentes. Confira.

1- Hidratação extra

Certifique-se de que seu pet tenha acesso constante à água fresca. O calor pode causar desidratação rapidamente, então mantenha a tigela de água sempre cheia. E, se possível, espalhe mais potes em lugares estratégicos da casa, incentivando assim o consumo de água pelo pet. Também é possível fazer picolés, congelando a fruta que o bichinho já costuma comer, ou então fazer picolé com os petiscos que também fazem parte da alimentação do pet. O que não pode é oferecer aquele picolé com açúcar. Uma estratégia interessante é colocar pedrinhas de gelo dentro da água ao longo do dia.

2- Passeios em horários com menos sol

Evite passear com seu pet durante as horas mais quentes do dia, especialmente se a caminhada é em locais que pegam sol direto como calçadas e o asfalto, por exemplo. Se o tutor colocar o seu pé ou a palma da mão no chão e sentir que está muito quente, o pet sentirá o mesmo e poderá ter queimaduras nas patinhas (algo que é bastante comum no verão). Não é indicado colocar calçados nos pets, porque limita a mobilidade e pode causar lesões. O ideal é cuidar com os horários dos passeios, buscar ambientes com árvores e gramado, caso seja possível, sempre focando no conforto térmico do animal.

Foto: Divulgação.
3- Proteção solar e ambientes frescos

Animais de pele clara ou com pelos curtos podem sofrer queimaduras solares durante o verão. Consulte seu veterinário sobre o uso de protetor solar específico para pets, especialmente em áreas sensíveis, como o nariz e as orelhas. Para algumas espécies faz muito sentido o uso do protetor. Mas o mais importante é garantir que seu pet tenha acesso a áreas frescas e sombreadas da casa para descansar durante os dias quentes. Evite deixá-los ao sol por longos períodos. Para os bichinhos que vivem em apartamentos, não há problema com o uso do ar condicionado ou ventiladores – eles adoram!

4- Banho e escovação frequentes

Dê banhos regulares em seu pet para ajudar a mantê-lo fresco. Se você dá banho em casa, certifique-se de usar produtos específicos para animais de estimação, pois alguns produtos feitos para humanos podem ser prejudiciais para eles. Escove regularmente o pelo do seu pet para remover os pelos mortos e ajudar a prevenir problemas de pele. Isso ajuda na circulação de ar e no resfriamento natural. Para algumas raças é indicado baixar um pouco o pelo e para outras não é indicado nem permitido mexer na pelagem. Um veterinário pode orientar o que é melhor para o seu bichinho.

5- Atenção aos sinais de superaquecimento

Cães e gatos regulam sua temperatura principalmente por meio da respiração. Esteja atento a sinais de dificuldade respiratória, salivação excessiva e gengivas muito vermelhas ou pálidas, fraqueza e vômitos. Se notar esses sintomas, procure imediatamente a orientação do veterinário. E uma das formas de conferir a temperatura corporal desses animais em casa é observando o comportamento deles. A temperatura corporal alta faz com que fiquem ofegantes, com salivação excessiva. A missão dos tutores é monitorar e ajudar a garantir conforto térmico nestes dias quentes. As raças de cães e gatos braquicefálicos, com focinho curto, como Pug, Shih tzu, Buldogue Lhasa Apso, Boxer, e o gato persa, entre outras, precisam de mais atenção.

Foto: Divulgação.
6- Brincadeiras com água

Se no local em que você mora é possível e o seu pet gosta de água, ofereça uma piscina ou bacia e brinquedos aquáticos para mantê-lo fresco e entretido. Se for usar a piscina da casa para brincadeiras, é importante que seja supervisionada pelo tutor, para garantir a segurança do animal. Ainda tem os banhos com aquela chuvinha de mangueira no quintal, que podem ser bem divertidos. Mas mesmo em apartamentos, uma bacia pequena com água fresca e brinquedos dentro, pode ajudar cães e gatos pequenos a se refrescarem. Também existem no mercado, tapetes e almofadas geladas para cães e gatos, que podem ser uma boa estratégia, caso a brincadeira com água não seja possível.

7- Controle de parasitas

Garantir a vermifugação e a vacinação é um cuidado a ser tomado durante todo o ano pelos tutores, mas que deve ser redobrado no verão. É um período em que aumentam o número de parasitas e de insetos, como pulgas e carrapatos. O ideal é utilizar produtos de controle de parasitas recomendados pelo veterinário e ficar atento a possíveis viroses e gastroenterites e dermatites alérgicas. Da mesma forma que nós humanos, é um período de maior prevalência destas situações.

8- Preparar viagens e passeios

Se você costuma fazer viagens ou passeios mais longos com seu pet, é importante cuidar da segurança deles, com caixas específicas de transporte, por exemplo. Se for de ônibus ou avião, existem regras de cada companhia no quesito transporte e de apresentação de atestado sanitário. Se a viagem for de carro, além de garantir a segurança do pet dentro do carro, é preciso fazer paradas frequentes para que ele possa beber água, dar uma caminhada e fazer suas necessidades. Alguns animais podem sentir ânsia de vômito e existem remédios específicos, que podem ser indicados por um veterinário. Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro por menos que seja a parada. Bem antes da viagem é preciso colocar as vacinas em ordem! E caso a família resolva viajar sem o animal, também é preciso organizar a melhor forma de deixá-lo em segurança e bem cuidado em seu ambiente.

 

Fonte SCC10

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
12:04, jul 15, 2024
temperature icon 14°C
nublado
Humidity 90 %
Wind Gust Wind Gust: 8 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:53