Skip to content

Vazão das Cataratas do Iguaçu causa inundações no Paraguai

Chuvas na região da fronteira do Brasil com o Paraguai aumentaram 14 vezes o fluxo de água na região. É a segunda maior vazão em 26 anos.

Reprodução

Por conta das fortes chuvas que o Paraná enfrenta nos últimos dias, as Cataratas do Iguaçu tiveram a vazão de água aumentada em cerca de 14 vezes. Esse crescimento causou inundações no Paraguai e pelo menos 120 famílias foram atingidas. A Assessoria de Responsabilidade Social paraguaia fez o deslocamento dessas pessoas para áreas seguras.

A queda de água está com o fluxo acima dos 24 milhões de litros de água por segundo, de acordo com o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em condições normais, o volume de água nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros d’água por segundo.

 

É a segunda maior vazão desde 1997, quando foi iniciado o monitoramento hidrológico automático da Copel.
No lado brasileiro, foram afetadas as estruturas do porto de areia do bairro Porto Meira e do Iate Clube Cataratas. Uma família que vive no local foi removida e os ribeirinhos estão sendo orientados sobre a situação, de acordo com a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.

 

Parque do Iguaçu espera receber 25 mil visitantes no Feriadão

Ainda segundo a Usina, as chuvas na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina e na bacia do Rio Iguaçu, no Paraná, devem permanecer durante toda a semana. “Se esse cenário for confirmado, a Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu Binacional pede que as famílias atingidas pelas inundações, especialmente as do bairro paraguaio San Rafael, em Ciudad del Este, não voltem para casa até a situação se normalizar”.

Para mitigar os efeitos da elevação do Rio Iguaçu, a Usina de Itaipu tem retido a maior quantidade de água que chega ao reservatório, que opera hoje na cota 218,99 metros acima do nível do mar.

A previsão é a de que, a partir desta quarta-feira (1º/11), as chuvas na região tenham uma leve trégua.

Fonte: Metrópoles
Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
04:38, maio 22, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 91 %
Wind Gust Wind Gust: 14 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:06
Sunset Sunset: 17:47