Skip to content

SUS amplia distribuição de canetas de insulina para pacientes com diabetes

O Ministério da Saúde, através da Nota Técnica Nº 169/2022, ampliou a faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito acesso gratuito à canetas de insulina que são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além das pessoas com até 19 anos, adultos que tenham mais de 45 anos também poderão receber o medicamento em postos ou Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde que apresentem indicação ou receita médica. Com a ampliação, 70% dos pacientes com indicação de insulina terão acesso à caneta e a previsão do Ministério é de que 100% das pessoas sejam atendidas em 2023.

 

O equipamento é considerado o principal método de tratamento para diabetes tipo 1 e 2. Para aumentar a informação sobre a disponibilidade do medicamento, a campanha Caneta da Saúde está visitando diversas cidades do Brasil.

 

A iniciativa é uma parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Novo Nordisk. Nos dias 4 e 5 de agosto, a campanha passará por Osasco. Ao todo, serão visitadas 20 cidades, como São Bernardo do Campo, Criciúma e Florianópolis.

 

Fonte: JP

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
01/02/23
20°C
céu limpo
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo