Skip to content

SC emite alerta máximo para prevenir gripe aviária

Com o país em estado de emergência para a gripe aviária após registros de casos em aves silvestres, Santa Catarina emitiu alerta máximo com as medidas de prevenção contra a doença. Em nota, o governo afirmou que não houve diagnósticos positivos no Estado até o momento, mas que, mesmo assim, é necessário o reforço das medidas de segurança.

 

É recomendado, portanto, que os produtores proíbam visitas ao sistema de produção, além de aumentar as medidas de biosseguridade. Uma possível chegada da influenza aviária “pode trazer prejuízos para toda a cadeia produtiva catarinense e nacional”, informou o governo em nota.

 

A realização de exposições, feiras ou eventos com aglomeração de aves está suspensa em Santa Catarina por tempo indeterminado. O consumo de carne de aves e ovos, porém, não deve ser uma preocupação.

Toda e qualquer suspeita, que inclua sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita devem ser notificados urgentemente à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Caso seja identificada alguma ave doente ou morta, é recomendado que o animal não seja tocado ou levado para casa e que o órgão seja acionado.

 

“O momento requer atenção máxima e, diante do risco ambiental da introdução desta doença e da importância econômica e social da avicultura para o Estado de Santa Catarina, a adoção dessas medidas é de extrema relevância”, escreveu em nota.

 

Fonte: NSC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
17/04/24
16°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App