Skip to content

Previsão de neve em SC tem alerta para hipotermia e mínimas de -8°C

Uma grande massa de ar polar derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir do amanhecer desta sexta-feira (19). Além de chance de neve na Serra, as regiões que devem registrar frio mais intenso são Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com formação de geada ampla.

Alerta de frio intenso com risco de hipotermia em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação

 

As mínimas mais congelantes estão previstas para os pontos mais altos da Serra catarinense, que devem ficar entre -5°C e -8°C. Na região, há chance de neve e chuva congelada entre a noite de quinta (18) e a manhã de sexta-feira (19). Não se descarta risco moderado para congelamento de pistas no amanhecer de sexta e sábado (20).

 

Nas áreas em laranja do mapa abaixo, o risco é alto para ocorrências como hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias. Nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado.

A passagem da frente fria faz com que o vento vire de quadrante sul em todo o Estado, com intensidade moderada e rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

 

Esta condição favorece a agitação marítima no Litoral catarinense, com ondulação de sudoeste e altura entre 2 e 3 metros, com picos de até 3,5 metros.

O risco para ocorrências associadas à agitação marítima é moderado nas áreas em amarelo do mapa. Há também risco de ressaca neste período na região do Litoral Sul.

 

Previsão de neve

Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), acredita que há previsão de neve e chuva congelada no fim da tarde e noite de quinta-feira (18), em áreas do Oeste ao Planalto, e na madrugada de sexta-feira (19), no Planalto Sul e Meio-Oeste.

A previsão para o fenômeno é nas seguintes localidades:

 

Urupema;

São Joaquim;

Bom Jardim da Serra;

Urubici;

Morro da Igreja;

Morro de Urupema;

Morro das Antenas.

De acordo com o site da Epagri, desta quinta-feira (18) até sábado (20) há previsão de mínima próxima de 0°C e negativa na madrugada e amanhecer em boa parte das regiões. As temperaturas ficam entre – 3°C e – 7°C nas áreas mais altas do Planalto Sul.

 

Há também previsão de geada no Extremo Oeste e Oeste a partir de sexta-feira (19) e de forma ampla no Estado no fim de semana (20 e 21).

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
28/01/23
26°C
céu limpo
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo