Skip to content

Operação Agro Seguro – Cidasc informa sobre exigências sanitárias com foco na influenza aviária

Foto: ClicRDC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) anuncia a Operação Agro Seguro, uma ação educativa que está sendo realizada neste dia 15 de dezembro, em diversos pontos estratégicos de Santa Catarina com grande circulação turística. O objetivo principal é sensibilizar os turistas sobre as exigências sanitárias para a entrada de produtos de origem animal ou vegetal, com um enfoque especial na prevenção da Influenza Aviária.

Profissionais da Cidasc distribuirão materiais informativos, como folders, nos seguintes locais: no terminal rodoviário de Florianópolis, no entorno do aeroporto internacional da capital, no terminal rodoviário e no aeroporto de Chapecó, no Mirante Serra Parque, no município de Bom Jardim da Serra, no Posto de Fiscalização Agropecuária – Aduana, no município de Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, entre outros locais no estado.

 

 

A Influenza Aviária é uma preocupação para Santa Catarina e para todo o país, pois essa doença pode colocar em risco toda a produção comercial de aves. O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne de aves do Brasil, possuindo um plantel de mais de 132,3 milhões de frangos. Além disso, a saúde dos demais rebanhos e das lavouras, que geram riquezas, renda e sustentam mais de 200 mil famílias catarinenses, também é uma preocupação crucial. Nesse contexto, a colaboração dos turistas é fundamental para evitar a introdução de agentes de doenças que possam comprometer a saúde dos animais e plantações locais.

 

 

A Influenza Aviária é uma preocupação constante, e por isso, a Cidasc está intensificando suas ações educativas, levando informações importantes aos turistas sobre as exigências sanitárias para a entrada de produtos de origem animal ou vegetal em nosso estado. “Nosso pedido é simples, mas crucial: contamos com a colaboração de cada visitante para preservar o patrimônio agrícola catarinense que sustenta mais de 200 mil famílias catarinenses. Evitar a entrada de agentes patogênicos é um gesto de respeito não apenas à nossa economia, mas também à preservação do meio ambiente e à qualidade de vida de nossa população”, comenta a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

 

A Cidasc destaca algumas orientações importantes para os turistas:

 

 

  • Não transporte mudas e sementes;
  • Guia de Trânsito Animal (GTA) para espécies não convencionais: Para o transporte de animais, além de gatos e cães, é necessário possuir a Guia de Trânsito Animal;
  • Selos de Inspeção Sanitária: Produtos de origem animal devem ter selos de inspeção sanitária válidos em todo o país, como o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Federal (SIF), ou Selo ARTE, certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal;
  • Não transporte carnes com osso;
  • Valorize os Produtos Locais: Santa Catarina é reconhecida pela produção de alimentos de alta qualidade e oferece excelentes opções gastronômicas. Prefira os produtos locais e contribua para a economia sustentável da região.

 

Fonte ClicRDC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
18:09, maio 28, 2024
temperature icon 7°C
nublado
Humidity 88 %
Wind Gust Wind Gust: 21 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:09
Sunset Sunset: 17:45