Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Número de trabalhadoras domésticas sem carteira assinada aumenta quase 30% em SC
- agosto 15, 2022
- 08:35
O número de trabalhadoras domésticas sem carteira assinada aumentou 29% em Santa Catarina em um ano. O índice foi divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.
Em números absolutos, no segundo trimestre deste ano, cerca de 111 mil trabalhadoras domésticas atuavam em Santa Catarina sem estar com a carteira assinada. No mesmo período de 2021, eram 86 mil pessoas nesta mesma situação.
O termo é utilizado no feminino porque, do total de profissionais na área no Brasil, cerca de 92% são mulheres. Destas, 65% são negras, a maioria está acima dos 40 anos e tem renda média inferior a um salário mínimo. Os dados, referentes ao ano de 2021, são do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese).
Fonte: DC