Skip to content

Lajeado Grande fortalece setor produtivo da economia criativa com oficinas de artesanato

As Oficinas Criativas para o Artesanato iniciaram no município de Lajeado Grande, no oeste catarinense. O objetivo é fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. A iniciativa é da Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.

 

Dezoito mulheres participaram da primeira oficina realizada, na última semana, no Centro dos Idosos. A prestadora de serviço credenciada ao Sebrae/SC, Luiziana Hoerbe, explica que as participantes aprenderam sobre o processo de sublimação em tecido, com utilização de impressora e prensa térmica para aplicação da marca de Lajeado Grande em panos de copa. “Nas capacitações buscamos trazer novidades e uma nova leitura do artesanato cultural para o que já é feito no município. Então, são elaborados produtos culturais e souvenirs, que permitem um posicionamento diferenciado no mercado”, comentou.

 

Estão previstos, até dezembro deste ano, cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município, a exemplo de bolsa, caneca, nécessaire, toalha, chaveiro, almofada, panos de copa, porta vinho, avental, jogo americano, porta talhares, porta pratos e outros itens moda casa confeccionados em tecido. O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que aos poucos as participantes começam a agregar valor em seus produtos em um processo de crescimento coletivo.

 

Para a artesã Clair Felski, de 44 anos, a proposta das oficinas criativas é muito interessante. “Gostei dessa ideia porque sempre aprendemos técnicas novas e que proporcionam o diferencial no produto”, analisou. Clair trabalha com artesanato há três anos e foi desenvolvendo suas habilidades sozinha e com o tempo. “Aprendi fazendo, por isso essa proposta das oficinas contribui para aperfeiçoar minhas criações.  Nunca tinha feito o processo de sublimação em tecido, mas ao fazer já tive ideias de como aplicar em outros itens”, antecipou.

 

Ao todo serão 34 horas de oficinas sobre: sensibilização e criatividade, desenvolvimento de produtos iconográficos, apresentação e embalagens e controle de qualidade e melhoramento de produto. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, a promoção da profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais que fomentam o setor turístico.

 

Fonte: MB Comunicação

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
24°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo