Skip to content

Enem 2023: na última semana para se inscrever, saiba tudo a que a nota do exame pode dar direito

Termina na próxima sexta-feira, dia 16, o período de inscrições para o Enem 2023, que será aplicado em novembro. Mas você sabe como utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio?

A prova é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, já que classifica os alunos para a entrada em universidades, além de ser critério para a obtenção de bolsas de estudo, financiamento estudantil e até de vagas no exterior.

 

Sisu

Por meio das notas obtidas no Enem, o MEC (Ministério da Educação) delega ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a responsabilidade de fazer o processo de seleção das vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, conforme determinação da Lei de Cotas, número 12.711, de 2012.

O estudante se inscreve no sistema eletrônico de forma gratuita e seleciona até duas opções de curso. Se com a sua pontuação não conseguir nenhuma das duas, o candidato poderá entrar em uma lista de espera. Veja o cronograma:

– Inscrições: de 19 a 22/6

– Resultado da chamada regular: 27/6

– Matrícula de chamada regular: de 29/6 a 4/7

– Prazo para participar da lista de espera: de 27/6 a 4/7

– Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 10/7

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados, com condições especiais que consideram a renda familiar do candidato. A seleção também é feita com base na nota do Enem.

Para solicitar o benefício, o aluno deve ter obtido média igual ou maior do que 450 pontos e nota maior ou igual a 400 na redação. A renda familiar mensal não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa. Veja as datas:

– Complementação da inscrição postergada: de 14 a 16/6

– Inscrições: de 4 a 7/7

– Resultado: 11/7

– Complementação das informações da inscrição: de 12 a 14/7

– Convocação da lista de espera: de 18/7 a 29/8

 

ProUni

Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza o resultado do Enem para oferecer  bolsas de estudos, integrais ou parciais, em instituições privadas de educação. Confira o calendário:

– Consulta de bolsa: 26/6

– Inscrições: de 27 a 30/6

– Resultado da 1ª chamada: 4/7

– Comprovação de informações da 1ª chamada: de 4 a 7/7

– Resultado da 2ª chamada: 24/7

– Comprovação de informações da 2ª chamada: de 27/7 a 3/8

– Prazo para participar da lista de espera: 14 e 15/8

– Divulgação de lista de espera: 18/7

– Comprovação de informações da lista de espera: de 21 a 28/8

 

Nota do vestibular

Diversas faculdades e universidades particulares também utilizam a nota do Enem como um critério de ingresso alternativo aos seus próprios vestibulares. Com isso, os estudantes podem poupar o dinheiro da taxa do processo seletivo e ainda pleitear uma bolsa, caso suas pontuações sejam boas.

 

Estudo no exterior

Outra possibilidade com a nota do Enem é estudar em Portugal. Por meio de acordos entre o Brasil e o país europeu, algumas universidades portuguesas aceitam a nota do exame como um dos critérios de admissão.

Em 2023, 51 instituições fazem parte desse programa. Bons exemplos são as tradicionais universidades de Coimbra, do Porto e de Lisboa. Para participar, é necessário realizar uma candidatura específica em cada uma delas e ficar atento aos critérios necessários.

Estão aptos a aproveitar as notas do Enem para estudar em Portugal apenas os brasileiros que tenham concluído o ensino médio no Brasil e que não tenham nacionalidade portuguesa nem de outro membro da União Europeia. O candidato também não pode residir legalmente há mais de dois anos de forma ininterrupta em Portugal.

 

Passo a passo para se inscrever no Enem 2023

A inscrição do Enem vai até o dia 16 de junho. Ela acontece totalmente online, na página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do login do Gov.br.

Saiba como fazer:

– Acesse a página do participante

– Faça o login por meio do Gov.br. Se não tiver cadastro, basta criar um e retornar à página do participante

– Clique em “inscrição”

– Siga as instruções para completar a etapa de segurança do Inep

– Informe os dados pessoais para a inscrição (CPF, data de nascimento, sexo, cor, raça, estado civil, nacionalidade, naturalidade e CEP)

– Se não precisar de nenhum atendimento especializado, clique em “não preciso”

– Se precisar de atendimento especializado, clique em “preciso” e informe a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai dizer quais são os recursos disponíveis. Além disso, será necessário anexar documentos que comprovem a necessidade de atendimento

– Se preciso, escolha a língua estrangeira. Estarão disponíveis inglês e espanhol

– Informe a sua escolaridade. Aqueles que escolherem as opções “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio” participarão como treineiros

– Preencha o questionário socioeconômico de 25 perguntas

– Informe o celular e o email, necessários caso o Inep precise entrar em contato

– Escolha a cidade e o estado em que deseja realizar a prova. Não é possível escolher o local (escola), apenas o município

– Confirme seus dados ao clicar em “confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do exame”

 

Fonte: R7

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
06:40, jul 23, 2024
temperature icon 13°C
céu limpo
Humidity 81 %
Wind Gust Wind Gust: 5 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:15
Sunset Sunset: 17:57