Skip to content

Desenrola Brasil: veja como se proteger de golpes dos criminosos

O Programa Desenrola começou, e junto com eles é preciso aprender a se proteger contra golpes nas redes sociais.

Após o lançamento do Desenrola Brasil, na última segunda-feira, 17, diversos denúncias de golpes foram registradas e é bom ficar de olho! A agência Lupa identificou pelo menos 50 posts no Facebook, inclusive com anúncios patrocinados, criados para enganar os participantes que estão em busca de quitarem débitos.

O maior número de fraudes tem acontecido nas redes sociais, quando os interessados buscam informações sobre o programa. É exatamente neste momento que você precisa ficar atento com os requisitos do programa.

A Federação Brasileira de Bancos, em comunicado oficial, recomendou que os interessados na iniciativa busquem informações apenas pelos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa. A reportagem do Só Notícia Boa também buscou o máximo de informações sobre como evitar esses golpes, perder dinheiro e continuar endividado. Confira.

 

Golpe em redes sociais

Por não ter uma verificação mais assídua, as redes sociais se tornaram um espaço atraente para os golpes com o Desenrola Brasil.

Os criminosos geralmente usam impulsionamento pago para enganar as vítimas.

No Facebook, uma das páginas chamada de ‘O Desenrola Brasil’ já espalhou 62 anúncios. Criada na categoria “Saúde/beleza”, o site promete descontos de forma online que podem reduzir a dívida do devedor em até 99%.

Ao clicar no anúncio e preencher os dados, a vítima acaba entregando ao criminoso todos os dados dela, que são usados para empréstimos, compras online e outros.

 

Como se proteger?

Segundo Nathalia Arcuri, influenciadora financeira, por prometer renegociar as dívidas, o programa acaba sendo muito visado por golpistas.

Se você está interessado no Desenrola, é preciso se prevenir e se proteger contra esses possíveis golpes.

A influenciadora afirma que os participantes não devem nunca clicar em links suspeitos, nem abrir mensagens via e-mail, SMS ou WhatsApp que não sejam de fontes seguras.

Se você está com dúvida, não clique e jamais passe dados pessoais! Uma alternativa é sempre buscar o site oficial da instituição financeira ou empresa com a qual você está negociando.

É importante lembrar que as negociações sempre acontecem nas plataformas dos bancos, desconfie sempre de iniciativas que acontecem fora destes canais.

“ A Febraban alerta para que não sejam aceitas propostas de envio de valores a quem quer que seja, com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas”, disse em comunicado.

 

Denúncias nas plataformas

A Meta, empresa que detém o controle do Facebook, Instagram e WhatsApp, quando questionada sobre os golpes nas redes sociais, informou que não permite atividades fraudulentas que violem os seus padrões de comunidade.

A empresa também instruiu aos usuários que desconfiem de anúncios falsos, denuncie o conteúdo suspeitos.

Toque em “…” na área da publicação

Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto

Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela

Para denunciar um Perfil ou uma Página no Facebook:

Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar

Toque em “…” na área do perfil e selecione Denunciar

Siga as instruções na tela.

 

Desenrola

O Programa Desenrola Brasil vai facilitar as renegociações para aproximadamente 70 milhões de pessoas, que incluem duas faixas, a 1 e a 2.

Ao todo, mais de 10 bancos confirmaram participação no programa, e hoje o Desenrola ganhou um reforço de peso: o Nubank, um dos maiores instituições financeiras digital do país confirmou presença!

A instituição vai dar baixa na negativação das pessoas com dívidas de até R$ 100. Mais detalhes da adesão serão divulgados em breve.

Com a iniciativa, o Governo Federal espera aquecer o consumo no país e limpar o nome de consumidores negativados com dívidas pequenas e grandes.

 

Por Vitor Guerra

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
13/04/24
25°C
chuva moderada
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App