Skip to content

Chuvas de até 250 mm e alto risco de alagamentos em SC coloca Estado em alerta até sábado

O alto volume de chuvas deve atingir Santa Catarina entre esta quinta-feira (16) e sábado (18), segundo a Defesa Civil. A instabilidade é motivada pela chegada de uma frente fria do Sul, aliada ao fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica.

A chuva, que começou na madrugada desta quinta, deve chegar o longo do dia às regiões ao Norte do Estado, que também podem enfrentar temporais. Na sexta-feira (17), a chuva ganha intensidade entre o período da manhã e tarde, e se estende no decorrer do sábado.

São esperados acumulados de até 250 milímetros no Planalto Sul e no Litoral Sul. No Grande Oeste, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, os volumes variam entre 150 milímetros e 200 milímetros. Nas outras regiões do Estado, oscilam entre 60 milímetros e 120 milímetros.

Os temporais podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais. O risco associado às chuvas é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, como mostra o mapa abaixo:

A temperatura seguirá amena até sexta, por conta das chuvas. No sábado, a chegada do sol eleva as máximas para 30°C, o que deve se repetir no domingo.

 

Fonte: NSC

Defesa Civil emite alerta de ‘tempestade severa’ para 37 cidades de SC

Órgão estadual comunicou sobre a possibilidade de granizo, alagamentos, vendaval, raios e enxurradas, nesta quinta-feira, entre as 15h e as 17h

 

Cidades do Oeste de Santa Catarina estão em alerta para tempestade severa com granizo, alagamentos, vendaval, raios e risco de enxurradas, entre às 15h e às 17h desta quinta-feira (16), segundo alerta da Defesa Civil.

O órgão emitiu um comunicado para 37 municípios que estão sob alto risco (vermelho) e devem ficar em alerta, entre eles Chapecó, Concórdia, Maravilha, Xanxerê, cidades que já registraram grande acumulado de chuva nas últimas 72 horas. Veja todos os municípios abaixo.

 

As autoridades recomendaram que os moradores dessas regiões permanecessem em locais seguros, evitassem sair de casa, desligassem aparelhos eletrônicos e não se abrigassem em áreas abertas. Atenção especial foi dada às áreas sujeitas a enchentes e deslizamentos de terra.

 

Alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/NDAlerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/ND

 

Em caso de emergência ou ocorrências relacionadas à tempestade, os cidadãos foram orientados a entrar em contato imediato com os serviços de atendimento de emergência, ligando para o número 199 ou 193.

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
15/04/24
21°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App