Skip to content

Ameosc realiza capacitação sobre a nova lei de licitações

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) realizou, nesta segunda e terça-feira (10 e 11), na sede da entidade em SMOeste, uma capacitação sobre a nova lei de licitações, que teve seu prazo prorrogado. Mais de 50 profissionais ligados ao setor, dos municípios de abrangência da entidade participaram da atividade. O presidente da Ameosc e prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, esteve presente no ato de abertura do evento.

 

Conduzida pelo advogado especialista na área, Felipe Boselli, a capacitação abordou diversos assuntos, como o plano de Contratações anual, planejamento da contratação, legislação aplicável, planejamento da contratação, documento de formalização de demanda, estudos técnicos preliminares, gestão de Riscos, anteprojeto, projeto básico, termo de Referência, pesquisa de preços, critérios de seleção do fornecedor, ciclo de vida, prova de qualidade, habilitação, modelo de gestão de contrato, regimes de execução, remuneração variável, instrumento de medição de resultado e meios alternativos de resolução de controvérsias, além da parte prática, onde os participantes simularam a elaboração de documentos.

 

Conforme Boselli, “Essa é uma mudança que vai trazer mais ideias ligadas a planejamento, a gestão, a importância da gente fazer um melhor planejamento das nossas contratações públicas e essa mudança ela é fundamental para a gente melhorar a qualidade do serviço que é prestado para o cidadão, seja do serviço da rua que vai ser construída, da creche, do Hospital, do ponto de ônibus ou tudo aquilo que vai acontecer, então nós estamos hoje aqui fazendo um grande evento com a Ameosc,  com todos os municípios da região que é importantíssimo para que a gente possa melhorar a qualidade da compra pública”, argumenta o advogado.

 

Para a coordenadora do Colegiado de Licitações e Contadores, Simone Nielson, é importante que os municípios estejam preparados para a aplicação da nova lei. “Essa é uma lei relativamente complexa, exige qualificação, formação apropriada para que os municípios estejam preparados para o momento que estas novas leis estiverem em vigor. Hoje, poucos municípios estão em fase de implementação e é por isso a formação, pois existe uma certa insegurança jurídica na aplicação dessa lei, que não é tão diferente da que está em vigor hoje, mas exige adaptações e qualificações”, argumenta.

 

O secretário Executivo da Ameosc, Airton Fontana, explica que essa era uma demanda regional. “Realizamos a capacitação devido a uma demanda regional, que foi percebida pelo Colegiado de Controle Interno e contadores, Jurídico e de Compras. A Ameosc, enquanto entidade, sabe que é de suma importância que os servidores estejam capacitados para prestar o melhor serviço lá na ponta, para a comunidade. Já realizamos no ano passado outra capacitação sobre essa lei e agora novamente abordando tópicos importantes para sanar todas as dúvidas e principalmente que os servidores saiam daqui com segurança em executar seu trabalho”, finaliza Fontana.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
04:52, maio 22, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 91 %
Wind Gust Wind Gust: 14 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:06
Sunset Sunset: 17:47