Skip to content

Alerta laranja: onda de calor escaldante pode provocar tempestades com queda de granizo em SC

 

A terça-feira (19) é marcada pelo calor intenso desde as primeiras horas da manhã em todo o Estado. Além disso, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, devido à atuação de uma frente fria combinada com a influência de uma área alongada de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, não se descarta a ocorrência de nevoeiros e pancadas de chuva em todas as regiões catarinenses.

 

Após um alerta emitido pela MetSul meteorologia que aponta a atuação de uma massa de ar extremamente quente, que cobrirá o Brasil nos próximos dias, Santa Catarina já percebe os aumentos da temperatura e do calor.

 

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o calor mais intenso é causado por uma forte massa de ar quente que provoca o aumento das temperaturas em todas as regiões do Brasil. O especialista ressalta que essa onda de calor pode bater recordes de temperaturas em algumas cidades do País ao longo desta semana.

 

Ainda segundo Scheuer, os efeitos mais significativos dessa onda de calor extremo em Santa Catarina serão sentidos a partir desta quinta-feira (21), que devem se estender ao longo do final de semana. Além disso, o meteorologista aponta que as temperaturas seguem altas, inclusive, na próxima semana.

 

Outro efeito causado pela onda de calor são as chuvas em volumes mais significativos. Um alerta emitido pela Defesa Civil revela que a partir da quinta-feira, as máximas ficam entre 32°C e 35°C na maior parte do estado, podendo se aproximar doa 38°C no Extremo Oeste.

 

 

Calorão abre espaço para ocorrências de temporais em SC

 

Com isso, haverá condições para temporais no decorrer do dia, sobretudo no período da tarde em Santa Catarina, em especial nas áreas entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas litorâneas.

 

Além disso, conforme a Defesa Civil, podem ocorrer temporais, que podem vir acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo. Entre o final da tarde e início da noite a chuva pode ser intensa, com acumulados elevados em curto período.

 

O alerta emitido pela Defesa Civil tem início às 9h desta terça-feira e deve permanecer ativo até às 23h59. No Estado, as regiões do Extremo-Oeste, Oeste e partes do Meio-Oeste e Litoral Sul seguem em observação. As demais áreas do Estado se mantém em atenção para eventos meteorológicos causados pelas chuvas.

 

Temperaturas altas e umidade trazem mais chuvas para o Estado

 

A quarta-feira (20), ainda é marcada pelas instabilidades que ainda atuam em Santa Catarina, porém com menos intensidade do que no dia anterior. Conforme a pasta, as pancadas de chuva e eventuais temporais isolados ocorrem também devido à combinação da presença de umidade com o aquecimento diurno no Estado.

 

No amanhecer as temperaturas oscilam entre 21°C e 26°C no Extremo-Oeste e no Oeste, e variam entre 13°C e 22°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 24°C e 30°C no Planalto Sul, no Litoral Sul e nas áreas costeiras e variam entre 29°C e 35°C no restante do Estado.

 

Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), a atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no Estado.

 

Isso deixará o tempo aberto e com predomínio de sol no Grande Oeste e com maior presença de nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada nos extremos dos dias do Meio-Oeste ao litoral, devido à circulação marítima.

 

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
15:21, maio 25, 2024
temperature icon 11°C
nublado
Humidity 64 %
Wind Gust Wind Gust: 10 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:08
Sunset Sunset: 17:46