Skip to content

Temporais, rajadas de vento e queda de granizo: confira o alerta da Defesa Civil para SC

A aproximação de uma frente fria, combinada com o calor e umidade, favorecem a ocorrência de temporais em Santa Catarina. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta climático com início às 15h desta quarta-feira (26).

 

A partir do final da noite desta quarta e ao longo da quinta-feira (27), a frente fria atuante no Estado, combinada com a presença de calor e disponibilidade de umidade, provocam chuva e temporais isolados em Santa Catarina.

 

As principais áreas afetadas pelos temporais desta semana ficam ao norte do Estado, do Oeste ao Planalto e Litoral Norte. O risco para ocorrências é baixo nas localidades em verde e moderado nas em amarelo no mapa abaixo:

Orientações

Diante dos temporais, a orientação é que as pessoas busquem lugares abrigados, longe de janelas e árvores, e desliguem os aparelhos eletrônicos.

É importante também evitar permanecer na água durante a tempestade, trafegar em pontilhões e pontes submersas e cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões.

 

Previsão para quarta

De acordo com a Defesa Civil estadual, o dia começa com sol e poucas nuvens, mas a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul se desloca para solo catarinense.

Além disso, a formação de um ciclone na costa da Argentina e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica favorecem o aumento de nebulosidade.

 

O amanhecer contará com mínimas de 7°C em pontos da Serra e variam entre 13°C a 18°C no restante do Estado. Já na parte da tarde, as máximas chegam aos 25°C na Serra e variam entre 27°C e 31°C no Grande Oeste, litoral Sul e de 25°C a 28°C nas demais áreas.

Os ventos são do quadrante Nordeste e Norte com rajadas consideradas de fraca a moderada. No entanto, podem chegar aos 50 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

Tempo na quinta

Já na quinta-feira, a frente fria segue atuando em Santa Catarina e favorecendo a condição de temporais isolados, iniciando pelo Grande Oeste na madrugada e se deslocando para as demais regiões entre a manhã e tarde.

O amanhecer terá temperaturas mínimas de 11°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, com a cobertura de nuvens, as máximas variam de 19°C a 25°C na maioria das regiões, ficando mais altas no Litoral, onde se aproximam dos 30°C.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
28/01/23
26°C
céu limpo
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo