Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Temporais, ciclone e frio: o que esperar durante a semana em SC
- maio 27, 2024
- 10:17
A Defesa Civil catarinense alerta para a possibilidade de temporais a partir desta segunda-feira (27). A previsão do órgão mostra que, em função da formação de um cavado (área alongada de baixa pressão), a chuva retorna em todas as regiões durante a madrugada.
A semana, então, inicia com temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda granizo, principalmente do centro ao leste do Estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.
Nas áreas em laranja, há riscos de alagamentos e enxurradas pontuais, queda de galhos, danos na rede elétrica e destelhamentos. Na parte em amarelo, poderá haver alagamentos pontuais, queda de galhos e destelhamentos isolados. Já na área em verde, alagamentos pontuais e eventuais destelhamentos.
As mínimas variam entre 7°C e 11°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e oscilam entre 11°C e 18°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 15°C e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e variam entre 8 e 14°C nas demais áreas.
Frio a partir de terça-feira
Na terça-feira (28), o aprofundamento do sistema de baixa pressão favorece a formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do Rio Grande do Sul, diminuindo a incidência de chuvas no continente.
As temperaturas mínimas ficam próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra, oscilam entre 2°C e 7°C entre os planaltos e marcam entre 6°C e 14°C nas outras regiões.
As máximas variam entre 7°C e 13°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e marcam entre 13°C e 21°C no restante do estado.
A Defesa Civil alerta que, devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.
Depois dos temporais, retorno do sol
Na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30) uma nova massa de ar seco e frio passa a influenciar o tempo, favorecendo o retorno do predomínio de sol em todas as regiões.
As temperaturas seguem baixas no amanhecer e não passam dos 16°C na maior parte do estado neste período. Na quarta-feira (29), no Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis ainda há condições para rajadas de vento moderadas ao longo do dia.
Fonte: ND+