O que foi classificado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional como tempestade de fogo no Chile, está castigando o local com uma série de incêndios florestais simultâneos
O Chile está sendo fortemente castigado por uma “tempestade de fogo”. Conforme a classificação, dada pelo NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), o País está vivendo incêndios florestais em uma mesma área, podendo causar uma tempestade de fogo, conforme o MetSul Meteorologia.
Além disso, o Governo do País informou que o número de mortos por conta dos incêndios subiu de 99 para 112 o número de vítimas nesta segunda-feira (5).
Tempestade de fogo no Chile castiga cidades e deixou até o momento cerca de 112 vítimas. – Foto: Javier Torres/AFP/ND
Tempestade de fogo acende alerta no Chile e causa destruição e vítimas
Além disso, segundo informações do portal meteorológico, durante uma tempestade de fogo, que ocorre principalmente em grandes incêndios florestais, o calor gerado pelo fogo inicial absorve progressivamente o ar circundante.
Isso provoca a ascensão de uma corrente de vento na atmosfera, acompanhada por rajadas intensas de vento que se direcionam ao redor do foco do incêndio, intensificando as chamas.
A região de Viña del Mar, localizado há cerca de 120 km a Noroeste de Santiago, foi uma das áreas mais atingidas pelos piores incêndios florestais que o Chile sofreu na sua história recente.
A região de Viña del Mar, localizado há cerca de 120 km a Noroeste de Santiago, foi uma das áreas mais atingidas pelos piores incêndios florestais que o Chile sofreu na sua história recente. – Foto: Javier Torres/AFP/ND
“É a maior tragédia que tivemos desde o terramoto de 2010”, disse o Presidente do Chile, Boric, referindo-se ao sismo de magnitude 8,8, que foi seguido por um tsunami, que ocorreu em 27 de fevereiro de 2010 e deixou mais de 500 mortos.
Fonte ND+