Skip to content

Somente 62% das mulheres catarinenses fazem exames ginecológicos de rotina, aponta estudo

Exames ginecológicos são importantes para a prevenção de possíveis doenças e para o cuidado íntimo da mulher. Entretanto, segundo a pesquisa feita pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e conduzida pelo Instituto Datafolha, 4 milhões de mulheres nunca procuraram atendimento de um médico ginecologista no Brasil.

 

Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. De acordo com um estudo conduzido pela Famivita, agência especializada em saúde, apenas 62% das mulheres catarinenses fazem exames ginecológicos de rotina anualmente.

 

A pesquisa, que entrevistou 2.100 mulheres entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, contatou que 50% das brasileiras não tem um profissional da ginecologia que atenda de maneira fixa.

Por estado, os dados revelaram que Roraima é a localidade em que mais há mulheres dispondo de um médico que as atenda desse modo, com 63% respondendo positivamente, seguida pelo Rio Grande do Norte, com 62% e São Paulo, com 68%. Santa Catarina aparece na 10ª posição do ranking, atrás da Bahia e Paraíba.

 

Os dados se agravam entre as mulheres mais jovens. De acordo com a pesquisa, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 60% delas explicaram não ter um profissional que as atenda regularmente e 58%  não fazem esse tipo de consulta.

Além disso, foi observado no estudo que 58% das mulheres não possuem contato direto com um profissional da área, a exemplo de número telefônico.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
03/03/24
20°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App