Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
SC recebe 130 mil doses de vacina mais moderna contra a Covid-19
- junho 7, 2024
- 07:41
Santa Catarina já recebeu cerca de 130 mil doses da vacina Spikevax, que protege contra a subvariante Ômicron XBB 1.5 da Covid-19. O imunizante já foi distribuído para os municípios e deve estar disponível nas salas de vacinação, para grupos prioritários.
O imunizante foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. A vacina é monovalente, ou seja, de dose única, e tem capacidade de proteger contra a subvariante XBB 1.5. Ela é indicada para crianças a partir de 6 meses de idade e para adultos.
Essa vacina atua com RNA mensageiro, que carrega “instruções” para o corpo humano produzir uma proteína específica do vírus SARS-CoV-2, chamado de “spike”, que é reconhecido como estranho pelo sistema imunológico, que cria mecanismos para proteger o corpo desta proteína. Dessa forma, quando há realmente uma infecção por Covid-19, o corpo já tem o que é necessário para combatê-lo.
Vacina segura e atualizada
Conforme a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Arieli Schiessl Fialho, é importante destacar que esta vacina é tão eficaz quantos as outras já disponíveis para a população, e que toda vacina autorizada pela Anvisa é segura. A estratégia de vacinação também não mudou, mas, agora, o imunizante está mais atualizado.
— Esta vacina é o que existe de mais moderno. Ela protege contra a Ômicron, que é a variante que tem causado mais infecções atualmente — afirma.
Quem já se imunizou com imunizantes de outros laboratórios pode concluir o esquema vacinal com a nova vacina, da fabricante Moderna. Quem nunca se vacinou, pode receber esta vacina e concluir o esquema com a dose única.
Inicialmente, o imunizante será destinado a grupos prioritários, com maior risco para formas graves da Covid-19. Veja os grupos:
Pessoas de 60 anos ou mais
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
Pessoas imunocomprometidas
Indígenas
Ribeirinhos
Quilombolas
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Pessoas privadas de liberdade (com mais de 18 anos)
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.
Cenário da vacinação contra Covid-19
Segundo os dados da Dive, desde o início da vacinação contra Covid-19, mais de 17,9 mil doses já foram aplicadas. Da população vacinável, 99% já recebeu ao menos a primeira dose, e 98,9% completaram o esquema primário de imunização.
Fonte: NSC