Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
SC pede ampliação do grupo prioritário de crianças para vacinação contra a gripe
- abril 25, 2024
- 10:10
A secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação do grupo prioritário de crianças para vacinação contra a gripe. O pedido é que este grupo englobe todas as crianças até 12 anos. Atualmente, apenas as de seis meses a cinco anos estão incluídas na Campanha de Vacinação contra a gripe.
No ofício encaminhado nesta terça-feira (23), a secretária argumenta que houve antecipação na circulação dos vírus respiratórios no Estado, como o da influenza. Atualmente, segundo a SES, há uma tendência de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que os casos de SRAG por influenza já correspondem a mais de 10% do total.
“A análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade e 40% em idosos com mais de 60 anos de idade”, argumenta o ofício.
Ocupação dos leitos
Nesta quarta-feira (24), os leitos de UTI neonatal estão com a ocupação em 93,5%, com todos os leitos ocupados em quatro regiões: Grande Florianópolis, Oeste, Planalto Norte e Norte, e Foz do Rio Itajaí. Já nos leitos pediátricos, a ocupação alcançou 90,26%, com lotação máxima no Meio Oeste e Serra e na Grande Florianópolis.
A ampliação da faixa etária atendida pela Campanha de Vacinação contra a gripe, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), levam em conta “o período de sazonalidade e a necessidade de proteção dos grupos que mais demandam hospitalização, atualmente impactando na ocupação dos leitos no estado de Santa Catarina”.
Fonte: NSC