Skip to content

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal

Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para um dos principais causadores do câncer de colo de útero, o Papilomavírus Humano (HPV). De acordo com os dados do Ministério da Saúde até 2023, o estado apresenta uma cobertura vacinal de 94% para meninas de 9 a 14 anos, ultrapassando a meta nacional de 90%.

 

Entre os meninos, o índice chegou em 75%, segunda melhor cobertura entre os estados, a SES segue trabalhando para alcançar a meta de 90%.

 

“Esses índices seguem a tendência de boas coberturas vacinais que Santa Catarina sempre teve. Precisamos seguir avançando nas ações para proteger nossas crianças e adolescentes, considerando que a vacina fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

 

Desde o mês de abril, seguindo recomendação do MS e de organismos internacionais como Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em dose única.

 

Conforme o órgão federal, o principal objetivo é “intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus”. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

 

O público-alvo para a vacinação na rede pública de saúde são meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos.

 

Ampliação da vacina contra o HPV para usuários da PrEP

Por meio de nota técnica, o Ministério da Saúde ampliou, no dia três deste mês, o público-alvo da vacinação contra o HPV. A partir de agora, pessoas de 15 a 45 anos que tomam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) também podem se imunizar contra o vírus. Basta procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Anteriormente, o MS já havia ampliado a vacinação para vítimas de violência sexual entre os 9 aos 45 anos de idade e para pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), a partir dos 2 anos de idade.

 

HPV

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), por isso é importante vacinar crianças e adolescentes antes do início da vida sexual. Além do câncer de colo de útero, a infecção pelo HPV pode provocar diversos outros tumores em homens e mulheres, além de verrugas anogenitais (região genital e no ânus).

Fonte: SCC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
09:43, jul 16, 2024
temperature icon 13°C
nublado
Humidity 95 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 99%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:54