Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
SC continuará aplicando vacina da gripe até o fim do estoque das doses, diz Dive
- junho 28, 2022
- 10:31
Os municípios catarinenses vão continuar a aplicação da vacina contra a gripe, mesmo após o fim da campanha. A orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) é de que as doses continuem sendo aplicadas nas pessoas com mais de seis meses de idade até que os estoques sejam zerados.

No Estado, a atual cobertura vacinal entre os grupos prioritários é de 56,9%, bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%. De acordo com a gerente de imunização da Dive/SC, Arieli Schiessl Fialho, a imunização é de extrema importância, principalmente entre aqueles mais suscetíveis de contrair complicações.
— O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza — ressalta.
A orientação da pasta é de que, antes de ir até o posto de vacinação, o morador se informe na secretaria de saúde municipal se ainda há doses disponíveis, além dos horários e locais de vacinação.
Outra orientação é de que é possível tomar de forma simultânea as doses contra a gripe e Covid-19 em toda a população acima de 12 anos, desde que a pessoa não tenha sintomas gripais ou tenha contraído o coronavírus nos últimos 30 dias.
Campanha do sarampo termina abaixo da meta
A campanha de vacinação contra o sarampo, ao contrário da gripe, foi finalizada no Estado. Durante o período, foram imunizados 56,7% dos trabalhadores da saúde e 46,1% das crianças de seis meses a menores de 5 anos – também abaixo da meta de 90%.
Agora, de acordo com a Dive, as doses seguem disponíveis nos posto de saúde, mas para aplicação de rotina, ou seja, seguindo o previsto no Calendário Nacional de Vacinação.
Ele prevê a aplicação da vacina aos 12 meses (um ano) e aos 15 meses (1 ano e 3 meses). Quem não recebeu a vacina ou não lembra se foi imunizado, pode fazer a vacinação até os 59 anos de idade, sendo que aqueles com até 29 anos devem ter duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose.
Fonte: DC
No comment yet, add your voice below!