Skip to content

Santa Catarina embarca o 1º contêiner de carne suína para o Canadá

A Aurora Coop (Cooperativa Central Aurora Alimentos) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, é a primeira empresa do Brasil a exportar carne suína para o Canadá, mercado recentemente aberto. O primeiro contêiner contendo 25,3 toneladas de cortes de carne suína para aquele mercado partiu nesta terça-feira (23) do porto de Navegantes (SC) a bordo do navio Lyon II, que vai atracar no Porto de Montreal.

Contêiner com 25,3 toneladas de cortes de carne suína partiu do porto de Navegantes (SC) – Foto: MB Comunicação

 

A Aurora Coop atendeu todas as especificações técnicas, sanitárias e de bem-estar animal, previstas no acordo entre o Brasil e Canadá, celebrado em março de 2022, com a habilitação das plantas brasileiras anunciadas na metade de junho passado,  que autorizou a exportação de carne suína para aquele mercado.

 

O diretor comercial de mercado externo, Dilvo Casagranda, explica que se trata de um primeiro embarque com cortes específicos de acordo com a demanda do importador canadense, a fim de que os consumidores possam experimentar a qualidade do produto brasileiro, abrindo portas para este novo mercado para as exportações de carne suína do Brasil.

 

Destaca que todos os setores da Aurora — desde o campo, indústria,  logística e controle de qualidade — empenharam-se para o atendimento dessa demanda. A primeira operação de exportação foi negociada pela equipe comercial junto a clientes da Aurora Coop, no Canadá, que já importam carne de frango para aquele país.

 

Produtor de cerca de 2 milhões de toneladas anuais de carne suína, o Canadá é o terceiro exportador mundial à frente do Brasil. Mesmo com importante participação no comércio internacional de carne suína, o país importa em torno de 200 mil toneladas anuais, demonstrando um importante espaço a ser conquistado pelos exportadores brasileiros.

 

Para ampliar sua presença no novo mercado, a estratégia é atender as exigências de alguns nichos específicos. “Vamos enfrentar esse desafio para a Aurora crescer e se consolidar como grande exportador para o Canadá”, observa Casagranda. Esse é considerado um dos mercados mais exigentes em qualidade e especificidades. Com exportações consolidadas para os Estados Unidos, Japão e outros mercados, a Aurora Coop atuará para tornar-se importante fornecedor ao mercado canadense.

 

O presidente da Aurora, Neivor Canton, aponta que a empresa repete o feito de novembro de 2014, quando foi a primeira empresa brasileira a exportar carne suína para os Estados Unidos. “A exportação, embora modesta por envolver apenas um contêiner, representa um importante marco no reconhecimento internacional da qualidade da nossa suinocultura industrial”, comemora o dirigente.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
28/01/23
27°C
céu limpo
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo