Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Referência em inclusão: Programa Arco-Íris de Xanxerê é destaque em seminário da Undime/SC
- outubro 23, 2025
- 10:39
O município de Xanxerê foi destaque nesta quarta-feira (23), durante o seminário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), ao apresentar o Programa Arco-Íris, uma prática exitosa na promoção de inclusão, equidade e cuidado integral com os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê.
A apresentação foi feita pela secretária de Educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa, que destacou que o programa foi reestruturado em 2022, cujo foco principal é o modo como consegue integrar diferentes áreas do conhecimento.
O “Arco-Íris” ampliou o conceito de inclusão, oferecendo acolhimento a todos os alunos em situação de vulnerabilidade — sejam elas de natureza social, emocional ou de aprendizagem. A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando a missão de Xanxerê de oferecer uma educação pública de qualidade, verdadeiramente inclusiva e transformadora.
O programa conta com uma equipe especializada composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogos, que atuam de forma integrada com as escolas e famílias.
Os resultados concretos refletem o compromisso do município. Já são mais de 1.200 atendimentos realizados com psicoterapia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Além disso, houve 320 visitas domiciliares efetuadas e diversas ações de saúde mental voltadas para os profissionais da educação.
Conforme destacou a secretária Vera Lúcia Corrêa, “experiências como esta mostram que é possível avançar quando há planejamento estratégico, trabalho coletivo e amor pela educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação