Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Referência em alfabetização: 12 escolas de SC vencem 2ª edição do Prêmio Lume
- outubro 30, 2024
- 07:46
Na 2ª edição do Prêmio Lume, 12 escolas catarinenses foram reconhecidas como referência em alfabetização. A lista foi divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta semana.
“É com grande alegria que anunciamos os vencedores da segunda edição do Prêmio Lume. Reconhecemos o esforço e a dedicação de cada uma dessas instituições em promover a educação de qualidade e em transformar a vida de seus alunos. Parabenizo todas as escolas premiadas por suas conquistas e agradeço a todos os educadores e colaboradores pelo trabalho incansável. Que este reconhecimento inspire ainda mais iniciativas voltadas para a alfabetização e o desenvolvimento educacional em nosso Estado”, disse Fábio de Souza Trajano, procurador-geral de Justiça do MPSC.
As escolas vencedoras, uma municipal e uma estadual de cada mesorregião de Santa Catarina — Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul — receberão um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa no evento de premiação, que acontece no dia 19 de novembro, a partir das 13h30, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
Antes da entrega do prêmio, haverá a palestra “Transformação pelo afeto — que ninguém seja invisível ao seu lado”, com o ator, jornalista e escritor Fabrício Carpinejar.
Veja a lista das escolas vencedoras
Mesorregião do Oeste Catarinense:
– Escola de Educação Básica João XXIII, do município de Maravilha.
– Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, do município de Arroio Trinta.
Mesorregião do Norte Catarinense:
– Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, do município de Itaiópolis.
– Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do município de Canoinhas.
Mesorregião Serrana:
– Escola de Educação Básica Santa Teresinha, do município de Curitibanos.
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz, do município de São José do Cerrito.
Mesorregião do Vale do Itajaí:
– Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, do município de Blumenau.
– Escola Municipal Vendelim Schweitzer, do município de Luiz Alves.
Mesorregião da Grande Florianópolis:
– Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, do município de Santo Amaro da Imperatriz.
– Centro Educacional Municipal Interativo, do município de São José.
Mesorregião do Sul Catarinense:
– Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, do município de Araranguá.
– Escola Municipal de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, do município de Criciúma.
Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, esse momento é especial.
“A educação se faz e exige de nós comprometimento. O direito à educação é composto de variadas facetas para conseguir seus resultados, alfabetização, formação humanística e cidadã, formação acadêmica, preparação para o trabalho etc, cada qual faz emergir a necessidade de um serviço de qualidade. Os resultados mais promissores a demonstrar que esse objetivo tem sido atingido decorrem de uma gestão da escola feita de forma participativa, democrática, com o envolvimento da comunidade escolar, ressaltando-se a participação de pais e alunos, comprometida com bons resultados. Reconhecer essa boa gestão e as boas práticas empregadas é apenas o resultado desse compromisso assumido com o direito de crianças e adolescentes”, pontuou.
O Prêmio Lume é organizado pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, composto pelo MPSC, pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, pelo Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina e por outras oito instituições.
Saiba como participar do evento
Para participar do evento, é necessário fazer inscrição até o dia 10 de novembro. Antes da etapa, é necessário fazer o cadastro na plataforma CEAF Virtual do MPSC, com nome, e-mail e CPF. Em caso de dificuldades com o cadastro, o interessado deverá enviar e-mail para ead@mpsc.mp.br.
Com o cadastro pronto, a inscrição deverá ser efetuada clicando neste link: Curso: 2ª edição do Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização | Bem-vindo. Encerrado o prazo de inscrição, os dados para participar serão remetidos por e-mail aos inscritos.
Haverá emissão de certificado de quatro horas para a participação presencial. Para aqueles que não puderem se deslocar a Florianópolis, haverá transmissão do evento pelo canal do MPSC no YouTube, sem emissão de certificado de participação.
Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação
Além do MPSC, integram o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação outras dez instituições. O grupo foi instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019. Confira a lista completa de instituições:
– Ministério Público de Santa Catarina (MPSC);
– Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC);
– Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPC-SC);
– Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc);
– Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação;
– Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);
– Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);
– União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC);
– Conselho Estadual de Educação (CEE/SC);
– União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC);
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Também participam o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC) e a Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (CEMAPEESC), porém sem integrar oficialmente o acordo de cooperação técnica.
Fonte: NSC