Skip to content

Queiroga anuncia que remédio mais caro do mundo será incorporado ao SUS

O ministro da saúde Marcelo Queiroga anunciou no último sábado, 3, que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai incorporar a Zolgensma, remédio utilizado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), em seu rol de medicamentos.

 

O remédio é considerado o mais caro do mundo e custa, aproximadamente, R$ 6,4 milhões. A incorporação ocorrerá após um parecer favorável da  Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) para uso de medicamentos em crianças com até seis meses de vida diagnosticadas com a doença.

 

“O Onasemnogeno Abeparvoveque (Zolgensma), usado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal, recebeu da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde, Conitec, parecer favorável para incorporação ao SUS, mediante acordo de acesso gerenciado”, anunciou o ministro. A Conitec, inicialmente, se manifestou contra a inclusão do remédio devido à complexidade do tema. O colegiado argumentou que seria necessário de um documento robusto para analisar a viabilidade da incorporação do Zologensma ao SUS.

 

Outro medicamentos utilizados para o tratamento da AME estão disponíveis ao SUS: o Nusinersena e o Risdiplam. Ambos são de uso contínuo. “Esta é uma luta de muitos pais e de todos nós. Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover”, completou Queiroga.

 

Fonte: JP

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
23°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo