Skip to content

Quando o ‘calorão’ deve amenizar em Santa Catarina? Defesa Civil emite alerta para temporais

O calorão ainda deve marcar presença em Santa Catarina, mas conforme a Defesa Civil, essa condição é premissa para ocorrência de novos temporais e chuva intensa

 

A terça-feira (19), inicia com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Essa condição, conforme a Defesa Civil, dá os ingredientes necessários para que as temperaturas se elevem e o “calorão” deva tomar conta rapidamente em Santa Catarina.

 

 

Além disso, esse fator também pode contribuir para a ocorrência de temporais isolados a partir da tarde entre o Oeste, os Planaltos e o Litoral Sul do Estado.

Na foto aparece a paisagem de Florianópolis marcada por um forte calorão, na foto ao lado aparece temporais isolados, típicos de verão.
O calorão ainda deve marcar presença em Santa Catarina, mas conforme a Defesa Civil, essa condição é premissa para ocorrência de novos temporais e chuva intensa. – Foto: Montagem/Divulgação/ND

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas há chance de chuvas isoladas e passageiras, segundo a Defesa Civil.

As temperaturas seguem acima dos 30°C em boa parte do Estado, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde as máximas ficam na casa dos 33°C.

Calorão provocou chuvas em Santa Catarina

 

 

O cenário desta manhã é bem diferente do acompanhado nesta noite em algumas cidades de Santa Catarina. Conforme um levantamento elaborado pela Defesa Civil alguns municípios do Estado receberam volumes considerados de chuvas nas últimas 6 horas.

Volume de chuvas registrados em Santa Catarina nas últimas 6 horas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Volume de chuvas registrados em Santa Catarina nas últimas 6 horas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Destaque para a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Nas últimas 6 horas, o município acumulou cerca de 72,6 mm de chuvas.

Quarta-feira com possibilidade de chuva intensa no Grande Oeste catarinense

Na quarta-feira (20) a instabilidade diminui na maior parte do Estado, mas ainda há chance de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva intensa no Extremo-Oeste e Oeste catarinense.

 

 

Na imagem aparece o mapa de Santa Catarina dividido pela condição do tempo em cada região do Estado.
Tempo na quarta-feira pode contar com chuvas isoladas ao longo do dia em partes de Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Nessas áreas o calorão segue predominando, com máximas entre 30°C e 33°C. No restante do Estado a nebulosidade varia e as temperaturas sobem um pouco menos em comparação aos dias anteriores, com máximas entre 26°C e 29°C.

Temperaturas mais baixas no amanhecer desta quinta-feira em todo o Estado

 

 

O tempo, na quinta-feira (21), mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Extremo-Oeste do Estado, ainda com risco baixo para ocorrências associadas. Nas demais áreas, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme, com predomínio de sol.

 

 

Na foto aparece uma imagem de formação de temporal.
O tempo na quinta-feira (21), mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Extremo-Oeste do Estado. – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ND

O dia amanhece com temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores, especialmente nas áreas serranas, onde as mínimas ficam entre 10°C e 14°C. Já à tarde as temperaturas continuam altas, ultrapassando os 30°C na maioria das áreas.

Chuvas voltam a assolar o Estado na sexta-feira

 

 

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a intensificação de uma baixa pressão deixa as chuvas mais abrangentes no Estado, retornando as condições para temporais com chuva intensa na maioria das áreas.

 

 

O calor volta a se intensificar, especialmente no sábado, quando as máximas ultrapassam os 35°C no Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense.

 

 

Fonte Defesa Civil/ ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
21:35, maio 17, 2024
temperature icon 14°C
nublado
Humidity 100 %
Wind Gust Wind Gust: 4 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:04
Sunset Sunset: 17:49