Skip to content

Projeto de lei concede prazo extra de 60 dias para motorista renovar CNH no país

Um Projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, busca estender por 60 dias a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), após o prazo de renovação, para a condução do veículo e como documento oficial de identidade.

O motorista que não tiver infração nos últimos 12 meses poderá fazer a inscrição por meio da Carteira Digital de Trânsito. FOTO: LIDIANA CUIABANO/DETRAN-MT

 

O Projeto de Lei 2496/22 altera o texto do Código de Trânsito Brasileiro que, atualmente, condiciona a validade da CNH ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, que deve ser renovado periodicamente. O atual código de trânsito classifica, como infração gravíssima, o motorista que dirige o veículo com a carteira vencida há mais de 30 dias.

 

A proposta, do deputado José Nelto (PP-GO), pretende permitir aos motoristas de menor renda que possam ser organizar financeiramente para renovar o documento. Em alguns casos, segundo o parlamentar, o processo de renovação do documento pode custar até meio salário mínimo.

 

“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, disse Nelto à Agência Câmara.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Cadastro de bons motoristas

Desde o dia 22 de setembro, os  motoristas do país podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, ele tem o objetivo de premiar a boa conduta de motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

O cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas. Entre elas, por exemplo, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback. As vantagens poderão ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
28/01/23
22°C
céu limpo
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo