Skip to content

PF investiga fraudes na concessão de benefícios previdenciários em SC

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), a operação Estrela Cadente para investigar fraudes na concessão de benefícios previdenciários. Formada por servidores públicos, advogados, consultores e segurados, uma organização criminosa pode ter conseguido, por meio da inserção de dados falsos nos sistemas do INSS, o deferimento em centenas de benefícios previdenciários. Mais de 400 processos concessivos estão sob análise.

 

A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão em residências, escritórios de advocacia e de consultoria nas cidades de Itajaí e Chapecó, sendo cinco no primeiro município e um no outro. Com as medidas, a PF busca confirmar a participação dos investigados, descobrir atores ocultos e apreender parte dos recursos apropriados.

 

Exame inicial de amostra em vinte processos, analisados por policiais e integrantes do Núcleo de Inteligência da Previdência, confirmou a existência de irregularidades. Foi identificado que servidores do INSS fizeram irregularmente processos de solicitação de benefícios. Com a inserção e validação de informações falsas nos sistemas da Previdência Social, os pedidos foram deferidos e os segurados já estariam recebendo tais benefícios irregularmente.

 

Apesar da PF ainda não dispor do valor total dos benefícios fraudados, presume-se que montante desviado pode chegar a vários milhões de reais.

 

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos no sistema informativo do INSS. As penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

Fonte: SCC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
08:43, jul 16, 2024
temperature icon 12°C
nublado
Humidity 96 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 97%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:54