Skip to content

Parceria entre Sebrae/SC e Ameosc impulsiona turismo no extremo-oeste catarinense

Melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas e apoiar iniciativas e projetos vigentes fomentando a governança e o turismo local. Com esse objetivo o Sebrae/SC e a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) assinaram, na última semana, o termo de cooperação técnica e financeira. A parceria foi formalizada durante o Seminário de Desenvolvimento Regional Sustentável, realizado na Unoesc Campus São Miguel do Oeste, com a presença de lideranças, especialistas e profissionais de diferentes áreas dessa microrregião.

 

Até dezembro deste ano o agente de roteiros turísticos atuará nos municípios para estimular e apoiar na implementação e/ou fortalecimento da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). As ações estarão fundamentadas nos eixos de governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. Entre as atividades previstas destacam-se a estruturação de rotas ou roteiros no território turístico, fortalecimento da governança, aplicação de diagnóstico e ações de mercado.

 

Ao todo serão atendidos 18 municípios do extremo-oeste, são eles: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, São João do Oeste, Santa Helena, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis. O turismo nessa região é diversificado por segmentos como turismo rural, cultural, religioso, gastronômico, aventura, contemplação, ecoturismo e cicloturismo.

 

“O agente buscará movimentar o território a partir de seu apoio ao gestor do projeto e acompanhará as articulações do trade turístico. Isso contempla ações de mobilização das entidades que compõem a governança e dos empresários, para fortalecer a estruturação de novas rotas e produtos turísticos no território, com foco nos atrativos naturais e culturais da região”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

 

CICLOTURISMO

Em 2022, a Ameosc e a Natur Turismo desenvolveram projeto de implantação do Circuito de Cicloturismo Caminhos da Fronteira, que foi dividido em duas rotas: Sul e Norte. A Rota Sul tem 280 quilômetros, itinerário para cinco dias e conecta nove municípios. A Rota Norte tem 285 quilômetros, itinerário para seis dias e conecta dez municípios.

 

Pela parceria Sebrae/SC e Ameosc a intenção é aprimorar a proposta da Rota Norte, com 200 horas de consultoria especializada, que beneficiará 50 atrativos/equipamentos turísticos, com orientações sobre melhoria de processos, serviços, promoções integradas e precificação. Ainda entre as ações estão o design da rota, elaboração do mapa com trajeto e empresas participantes, eventos de sensibilização, workshops para orientações e organização da oferta para promoção integrada, elaboração de projetos para captação de recursos, utilização e distribuição de material de divulgação.

 

A analista técnica do Sebrae/SC, Carine Ribeiro, enalteceu que também estão previstas ações de mercado, a exemplo de sessão de negócios para aproximar os empreendimentos do turismo regional e missão técnica com grupo de empresários para outra rota em funcionamento com características semelhantes. “Ao todo serão 750 horas para fortalecer esse importante segmento econômico. Os empreendedores também participarão de oficinas sobre marketing digital, mídias digitais, controles financeiros, precificação de produtos e serviços, planejamento turístico, liderança e atendimento ao turismo”, comentou.

Fonte: MB

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
10:06, jul 16, 2024
temperature icon 13°C
nublado
Humidity 95 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 99%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:54