Skip to content

‘Não é ciclone’: Entenda o que causa a chuva excepcional com risco de enchente em SC

Combo do sistema de cavados e ar quente e úmido provocam instabilidades que intensificam as chuvas pelo Estado; SC tem alerta máximo para ocorrências

 

Santa Catarina está em alerta máximo para chuvas nas próximas 72 horas, com riscos de enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos, entre sexta (6) a domingo (8). Mas afinal, o que está causando esse cenário calamitoso alertado por meteorologistas?

 

ND+ conversou com o meteorologista Piter Scheuer, que explicou o sistema meteorológico por trás dos temporais. As fortes chuvas têm relação com os chamados cavados, que são áreas de baixa pressão e de instabilidade – atmosférica. Eles podem estar associados a sistemas como frente frias ou quentes, causando formação de nuvens chuvosas.

 

“Aqui é um cavado em baixos níveis, que tem suporte de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica. Ele é responsável por trazer momentos de chuva e momentos de melhora, em um curto espaço de tempo. E essa chuva que acontece, é de alto impacto”, explica.

Como esses elementos interagem para formação de fortes chuvas?

Quando um cavado se forma ou se intensifica, ele pode criar uma convergência de massas de ar na sua região central. Ou seja, o ar úmido é forçado a subir, o que pode levar a formação de nuvens de chuva, como acontece agora.

Explicação visual do fenômeno dos cavados – Foto: UFPR/Reprodução/ND
Explicação visual do fenômeno dos cavados – Foto: UFPR/Reprodução/ND

Já o ar quente, que vem da região amazônica, contém mais umidade, que é um dos principais “ingredientes” para a formação de chuva.

Quando essa massa de ar quente e úmido encontra um cavado, que já é uma área de instabilidade, como é o caso de Santa Catarina, o ar quente sobe devido à menor densidade, resfria e condensa, intensificando a formação de nuvens.

Previsão para Santa Catarina

Devido a essa soma de fatores, os temporais previstos para o Estado é de “alto impacto”, segundo o meteorologista. “Pode chover fraco a forte, com algumas trovoadas, algum granizo isolado, e essa chuva é bem volumosa”.

Jovem ficou ilhado em um barracão após uma inundação no local – Foto: CBMSC/ Divulgação/ NDJovem ficou ilhado em um barracão após uma inundação no local – Foto: CBMSC/ Divulgação/ ND

Piter alerta para previsão de enchentes no Vale de Itajaí, Rio do Sul, Blumenau e em outros municípios com rios próximos – principalmente na região do Vale do Itajaí – não estão descartadas enchentes.

“Chove durante boa parte dos próximos dias e com riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, com alguns pontos de queda de barreira. Essas cidades que já tiveram danos por conta da chuva de quarta, vão voltar a ter os mesmos problemas, outras são danos mais pontuais. Mas o pior cenário possível é ali para região do Vale do Itajaí, Rio do Sul e Blumenau”, finaliza.

Alerta da Defesa Civil

A maior parte de Santa Catarina está em alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em municípios catarinense, como tem ocorrido nos últimos dias. Conforme a previsão, o domingo deve registrar o maior volume, podendo a chegar 150 mm.

SC está em alerta para risco de temporais e chuva volumosa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDSC está em alerta para risco de temporais e chuva volumosa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O órgão estadual emitiu um alerta na manhã desta sexta, no qual informa que até domingo, o ”risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais”.

De acordo com o alerta, a situação deve se intensificar às 12h desta sexta e seguir até 23h de domingo.

150 mm em 1 dia: chuva se intensifica entre sábado e domingo

De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade deve se intensificar no sábado, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O volume de chuva deve ser elevado nas áreas próximas à divisa com o Estado gaúcho, variando de 50 a 100 mm. Esse valor pode ser ainda maior no Litoral Sul.

Previsão do tempo indica que o índice de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros em Rio do Sul e população deve ficar em alerta – Foto: Divulgação/Reprodução/NDPrevisão do tempo indica que o índice de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros em Rio do Sul e população deve ficar em alerta – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

No domingo (8), os municípios catarinenses devem apresentar acumulados entre 70 mm e 100 mm, podendo a chegar a pontuais em torno de 150 mm. O volume maior é esperado entre a região central e Leste de Santa Catarina, conforme divulgado pela Defesa Civil.

“O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais”, alerta o órgão.

 

Fonte ND+

 

 

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
14:06, maio 25, 2024
temperature icon 8°C
nublado
Humidity 67 %
Wind Gust Wind Gust: 8 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:08
Sunset Sunset: 17:46