Skip to content

Município de Caçador celebra 90 anos

Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, completou 90 anos de emancipação nesta segunda-feira (25).

 

 

O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, ressalta os resultados expressivos das exportações e do crescimento da cidade. “Somos um polo com grande vocação exportadora e essa questão da madeira é bastante pujante aqui em nossa cidade”, completa.

 

 

Segundo o último Censo, Caçador conta com 73.720 habitantes. Na década de 40, o setor madeireiro se tornou uma das marcas do município. Caçador ficou conhecido como maior produtor de pinho da América do Sul e a capital brasileira da madeira.

 

 

De acordo com informações da prefeitura, naquela década, foram mais de 4,5 milhões de pinheiros serrados.

Outro reconhecimento alcançado pelo município foi o de maior produtor de vinhos de Santa Catarina. O título durou até 1944 quando Caçador cedeu os distritos de Vitória e São Luiz para a criação do município de Videira.

 

 

Com o passar dos anos, o ramo madeireiro se enfraqueceu e a solução encontrada foi o reflorestamento. Com a abundância de matéria prima, novas empresas se instalaram em Caçador.

Caçador construída com muitas mãos

 

São muitas mãos que trabalham diariamente para o desenvolvimento de Caçador. José Carlos Tombini, Presidente da Acic do município, destaca que um dos objetivos é promover cada vez mais o associativismo.

 

 

Conforme o presidente, a associação comercial tem 14 núcleos atuantes em todos os setores. Ainda, a qualificação profissional dos empreendedores locais também é prioridade. “Com isso, a cidade ganha em qualidade de vida”, completa.

Turismo no município

 

Caçador conta com diversos destinos turísticos. São opções para todas as pessoas entre igrejas, parques e locais históricos. Um dos destaques é o Parque Central com monumentos históricos instalados no espaço.

Conforme a prefeitura, o parque foi inaugurado em 2009 e fica instalado próximo ao Museu do Contestado e da rodoviária.

A chaminé

 

A Chaminé, localizada na Rua Victor Meirelles no Centro da cidade, era usada para gerar energia como uma máquina a vapor. A chaminé tem 40 metros de altura e é construída em estilo europeu.

Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado

 

O Museu é um dos cartões postais da cidade. Conforme a prefeitura, espaço recebe mil visitantes por mês. O prédio é uma réplica da estação ferroviária, que existia na época do Contestado e conserva o principal acervo da Guerra do Contestado (1912-1916).

 

 

Ao seu lado fica, em exposição permanente, a Maria-Fumaça com dois vagões. Documentos, objetos, fotografias e mapas da época também estão expostos no ponto turístico.

Catedral Diocesana São Francisco de Assis

A Catedral demorou 21 anos para ser concluída. Estrutura possui estilo neoclássico e fica em um dos pontos mais elevados do centro da cidade. O relógio, na torre, pode ser visto de diversos ângulos. O responsável pela obra foi o espanhol Francisco Quintas Perez.

 

Fonte NDTV

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
06:04, jul 13, 2024
temperature icon 6°C
nublado
Humidity 98 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 66%
Sunrise Sunrise: 07:18
Sunset Sunset: 17:53