Skip to content

Movimentação de cargas aéreas cresce 25,3% em Santa Catarina

Desempenho catarinense é significativo diante da queda de 1,17% registrada em todo o país.

 

Foram 14,4 mil toneladas passando pelos aeroportos do estado (Foto: Marco Favero)

A movimentação de cargas nos aeroportos de Santa Catarina teve um crescimento de 25,3% em 2023 em relação ao ano anterior. Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou o fechamento dos números de todo o Brasil. O desempenho catarinense é significativo diante da queda de 1,17% registrada em todo o país.

 

“Todo o esforço feito pela gestão dos aeroportos conseguiu garantir dados positivos em um ano que foi difícil para o setor e crescer desta forma, enquanto o desempenho geral foi negativo, mostra o quanto há potencial para melhorar ainda mais. A orientação que recebemos do governador Jorginho Mello é dar o apoio necessário para que se continue crescendo”’, avalia o secretário de Porto, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

 

Pelos aeroportos do estado, foram 14,4 mil toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu (32% em relação a 2022). Pela capital foram movimentadas 7,4 mil toneladas em 2023, com 4,9 mil de cargas nacionais e 2,4 mil de cargas internacionais.

 

O ranking de cargas pelo estado segue com Navegantes, com 5 mil toneladas; Joinville, com 1 mil toneladas; Chapecó, com 747 toneladas; Jaguaruna, com 142 toneladas; e Correia Pinto, com 5 toneladas.

 

Passageiros

 

A Anac também divulgou os dados gerais do Brasil e confirmou que pelos aeroportos de Santa Catarina passaram 7,3 milhões de passageiros, um crescimento de 18,4% em relação a 2022. O movimento catarinense corresponde a 3,52% da movimentação nacional, que foi de 208,2 milhões de passageiros. A alta catarinense foi superior à média nacional ― de 13,43%.

 

O ranking de movimentação de passageiros nos aeroportos de Santa Catarina tem Florianópolis com 3,9 milhões de passageiros, seguido por Navegantes, com 2,2 milhões; Chapecó, com 600 mil; Joinville, com 435 mil; Jaguaruna, com 133 mil; e Correia Pinto, com 25 mil.

 

Regional

 

Em relação à Região Sul, Santa Catarina tem a melhor relação de passageiros per capita (1,0), enquanto que no Paraná é de 0,8 e no Rio Grande do Sul é de 0,7. O estado teve 29,2% do total de 25 milhões de passageiros dos três estados do Sul.

     
Fonte: OESTE MAIS
Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/03/24
21°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App