Skip to content

Morre Albino Manique, ícone da música tradicionalista do RS

Morreu na manhã desta quinta-feira (24), em Porto Alegre, o músico e acordeonista Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins. O artista, natural de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul, tinha 80 anos e era considerado um ícone da música tradicionalista.

O músico Albino Manique — Foto: Arquivo Pessoal/

 

De acordo com familiares, Manique enfrentava problemas de saúde em razão de um câncer de pulmão. Ele estava hospitalizado há cerca de três semanas.

 

A carreira de Manique começou aos 12 anos, ao lado de Francisco Castilhos, com quem formou a Dupla Mirim. Mais tarde, a parceria com Antoninho Duarte e, depois, com Oscarzinho resultou no consagrado grupo Os Mirins.

 

Em 2014, Albino Manique foi agraciado com o Troféu Guri, iniciativa do Grupo RBS que reconhece personalidades gaúchas que se destacam em suas áreas de atuação, promovendo o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.

 

“Não tem gaiteiro que não fale que o Albino foi a referência no jeito de tocar, na maneira de compor e um cara que sempre foi de uma categoria muito grande. Vai deixar muitas saudades, mas, com certeza, nunca vai se deixar de falar na história do Albino Manique”, afirmou ao g1 o apresentador do Galpão Crioulo, da RBS TV, Neto Fagundes.

 

O velório de Albino Manique tem início previsto para às 17h desta segunda, na Capela C do Cemitério São Miguel e Almas.

Fonte: G1/RS

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
03:52, maio 24, 2024
temperature icon 17°C
chuva moderada
Humidity 99 %
Wind Gust Wind Gust: 19 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:07
Sunset Sunset: 17:46