Skip to content

Maria Laura é a única catarinense com nota máxima na redação do Enem 2023

Em todo o Brasil, apenas 60 estudantes tiraram nota máxima na redação do Enem em 2023; em SC somente Maria Laura

 

Foto: Cedida
Foto: Cedida

Enquanto fazia a sua prova e leu que o tema da redação do Enem 2023 – Exame Nacional do Ensino Médio – era “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a estudante chapecoense Maria Laura Santin Klein, 20 anos, ficou assustada.

Passada a adrenalina inicial, ela respirou fundo, leu com calma os textos-base e elaborou sua redação. “[Esse é] um tema bem atual e bem relevante. Eu saí da prova confiante de que tinha ido bem, mas definitivamente não esperava [tirar] a nota máxima”, afirma.

Em 2023, Maria Laura foi a única estudante catarinense a tirar nota 1000 na redação do Enem, a pontuação máxima. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados individuais da prova na terça-feira (16) e constatou que, em todo o Brasil, apenas 60 estudantes atingiram nota máxima. “Antes de conseguir abrir o resultado eu vi que só tinha um [nota] 1000 em Santa Catarina e nunca nem passou pela minha cabeça que seria eu”, lembra.

A estudante chapecoense concluiu o Ensino Médio em uma escola particular de Chapecó em 2021. Desde então passou a dedicar-se exclusivamente ao cursinho preparatório para vestibular. A primeira vez que ela fez o Enem foi em 2020, quando cursava o segundo ano do Ensino Médio. Ao todo, foram quatro provas do Exame Nacional e suas notas na redação sempre foram altas: 880 em 2020; 940 em 2021; 900 em 2022; e finalmente a nota 1000 em 2023.

 

“Minha preparação foi muito intensa. Foram dois anos [após concluir a escola] estudando até 10 horas por dia, seja em casa ou no cursinho, e fazendo muitos simulados para me preparar pro dia da prova. Eu fazia uma ou duas redações por semana e sempre entregava para a correção”, conta.

Em todos estes anos de estudo, Mara Laura ainda não tinha escrito nenhuma redação abordando o tema invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, mas lembra que já havia escrito vários textos que abordavam o papel da mulher na sociedade. “Ter praticado temas semelhantes com certeza me ajudou muito no dia do Enem”.

Maria Laura é a única catarinense com nota máxima na redação do Enem 2023
Foto: Arquivo pessoal

Coleção de aprovações em Medicina

Ter sido a única catarinense com nota máxima na redação do Enem não foi a única boa notícia recebida por Maria Laura nos últimos meses. Em 2023 ela colecionou aprovações em vestibulares.

Ao todo, foram seis, todas para o curso de Medicina: Centro Universitário Campo Real; Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Em março ela se muda para o Paraná, onde cursará a mesma faculdade que seu namorado, aprovado no vestibular de 2022. “Sempre quis muito morar em Curitiba, acho que é uma cidade com muitas oportunidades. [Estou] muito feliz! Nunca imaginei que fosse chegar tão longe. Estou muito grata de ver meu esforço sendo recompensado”, completa.

 

 

Fonte SCC10

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
20/02/24
24°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App