Skip to content

Mais de 500 mil catarinenses ainda não declararam o Imposto de Renda

Em Santa Catarina, 533.393 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda 2024 com menos de uma semana para o fim do prazo, que ocorre no dia 31 de maio. Segundo o painel da Receita Federal, até sexta-feira (24), 1.623.718 catarinenses haviam contribuído, o que corresponde a 75,27% do número esperado, que é de 2.157.111 no Estado.

 

Entre as declarações enviadas pelos catarinenses, 45,2% são pré-preenchidas. Neste ano, o governo espera um crescimento do uso deste serviço pelos contribuintes.

 

Em nível nacional, 30.707.106 de pessoas declararam o Imposto de Renda 2024 até esta sexta-feira. Segundo a Receita Federal, são esperados 43 milhões de documentos neste ano.

 

Será cobrada multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não a fizer até o fim do prazo. O valor é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo é de R$ 165,74.

 

Atenção aos prazos

A Receita também alerta para os prazos. Se a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) de 2024 resultar em imposto a pagar, a Receita Federal sugere que a pessoa opte pelo débito automático para o pagamento. Você pode escolher pagar o valor total de uma vez (quota única) ou dividir o valor em várias parcelas (quotas). A primeira parcela ou a parcela única vencerá no dia 31 de maio.

No entanto, para optar pelo débito automático para a primeira parcela ou parcela única, a declaração deveria ser entregue até 10 de maio. Depois dessa data, o contribuinte ainda poderá optar pelo débito automático, mas isso só será aplicado a partir da segunda parcela. O prazo de entrega da declaração começou às 8h de 15 de março e vai até as 23h59min de 31 de maio.

 

Restituições serão priorizadas para o RS

A Receita Federal informou que irá priorizar a restituição do imposto de renda para os contribuintes do Rio Grande do Sul. Com a medida, os declarantes dos municípios atingidos do estado gaúcho que tiverem direito terão suas restituições pagas em junho.

Esta iniciativa tem potencial de beneficiar até 1,6 milhão de restituições, com valor estimado de R$ 1 bilhão. A ação se soma a outras já anunciadas como a prorrogação do prazo de recolhimento de tributos e entrega de declarações, a doação de mais de 70 toneladas de mercadorias apreendidas, além de medidas de facilitação às doações advindas do exterior.

Fonte: NSC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
22:10, jun 14, 2024
temperature icon 23°C
céu limpo
Humidity 47 %
Wind Gust Wind Gust: 51 Km/h
Clouds Clouds: 6%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:44