Skip to content

Imposto de Renda 2022: entrega da declaração incompleta evita multa por atraso

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 termina nesta terça-feira (31), às 23h59min59s. Quem não entregar dentro deste prazo, vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

 

Aqueles contribuintes que deixaram para a última hora por terem a documentação incompleta, ou por dúvida em algum ponto, podem entregar a declaração incompleta para fugir da multa, mas precisam completar as informações o quanto antes através da declaração retificadora. As informações são do R7.

 

Cuidados antes de enviar a declaração incompleta

O primeiro cuidado a se tomar é uma avaliação sobre qual modelo é mais benéfico para o contribuinte: modelo completo (de deduções legais) ou com o desconto simplificado.

 

Dependendo das informações que faltam, fica difícil saber qual o melhor modelo de declaração.

Se não houver relação das despesas médicas, não há como decidir qual o modelo correto de tributação, pois as despesas dedutíveis podem ser maiores que o desconto simplificado, que é de 20% sobre o total de rendimentos tributáveis limitado a R$ 16.754,34.

 

Preencher o máximo possível de informações também para verificar se não vai ter imposto a pagar, pois a data de vencimento da primeira cota ou cota única também é a terça-feira (31). Se pagar com atraso, terá multa.

Corrija o quanto antes

 

Se for entregar a declaração incompleta, é preciso fazer a declaração retificado o quanto antes, com todas as informações e com bastante cuidado e atenção para não esquecer ou errar informações, pois o processamento de dados da Receita é muito rápido.

 

Se houver notificação da Receita para comparecimento do contribuinte ao posto para esclarecimentos, ele perde o direito de retificar declarações espontaneamente.

Veja como fazer uma declaração retificadora

 

A declaração retificadora substitui completamente a declaração entregue anteriormente. Isso significa que quem tem imposto a restituir vai para o fim da fila.

 

Também nesta terça (31) cai o primeiro lote de restituição do IR 2022.

As datas são as seguintes:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 29 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
17°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo