Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Imposto de Renda 2022: entrega da declaração incompleta evita multa por atraso
- maio 30, 2022
- 09:56
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 termina nesta terça-feira (31), às 23h59min59s. Quem não entregar dentro deste prazo, vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.
Aqueles contribuintes que deixaram para a última hora por terem a documentação incompleta, ou por dúvida em algum ponto, podem entregar a declaração incompleta para fugir da multa, mas precisam completar as informações o quanto antes através da declaração retificadora. As informações são do R7.
Cuidados antes de enviar a declaração incompleta
O primeiro cuidado a se tomar é uma avaliação sobre qual modelo é mais benéfico para o contribuinte: modelo completo (de deduções legais) ou com o desconto simplificado.
Dependendo das informações que faltam, fica difícil saber qual o melhor modelo de declaração.
Se não houver relação das despesas médicas, não há como decidir qual o modelo correto de tributação, pois as despesas dedutíveis podem ser maiores que o desconto simplificado, que é de 20% sobre o total de rendimentos tributáveis limitado a R$ 16.754,34.
Preencher o máximo possível de informações também para verificar se não vai ter imposto a pagar, pois a data de vencimento da primeira cota ou cota única também é a terça-feira (31). Se pagar com atraso, terá multa.
Corrija o quanto antes
Se for entregar a declaração incompleta, é preciso fazer a declaração retificado o quanto antes, com todas as informações e com bastante cuidado e atenção para não esquecer ou errar informações, pois o processamento de dados da Receita é muito rápido.
Se houver notificação da Receita para comparecimento do contribuinte ao posto para esclarecimentos, ele perde o direito de retificar declarações espontaneamente.
Veja como fazer uma declaração retificadora
A declaração retificadora substitui completamente a declaração entregue anteriormente. Isso significa que quem tem imposto a restituir vai para o fim da fila.
Também nesta terça (31) cai o primeiro lote de restituição do IR 2022.
As datas são as seguintes:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Fonte: ND+