Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Governo amplia vacina da dengue para outras faixas etárias: saiba como será em SC
- abril 19, 2024
- 07:46
A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde liberou a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), para vacinas com validade até 30 de abril. As doses podem ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. A baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade, por isso o governo decidiu ampliar o público alvo. As informações são do g1.
Em Santa Catarina, não há doses com o vencimento em 30 de abril de 2024, segundo a Secretaria do Estado da Saúde (SES). Por isso, neste momento, não haverá ampliação da faixa etária de vacinação no Estado.
Conforme Nota Técnica nº 65/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS, a recomendação do Ministério da Saúde é válida somente para os municípios com doses de vencimento no fim deste mês. Até o momento, Santa Catarina recebeu duas remessas de doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde. A primeira foi recebida em fevereiro e encaminhada para Joinville e Jaraguá do Sul. No total, foram 29,1 mil doses com vencimento em junho de 2024. A segunda remessa, de 21,6 mil doses com vencimento em janeiro de 2025, foi recebida no início de abril e encaminhada para os municípios da Grande Florianópolis.
Das 29,1 mil doses entregues para Joinville e Jaraguá do Sul, 21,2 mil (73,12%) já foram aplicadas. Já das doses encaminhadas para a região da Grande Florianópolis, foram aplicadas 7,6 mil (35,37%), de acordo com o levantamento divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) na segunda-feira (15).
Em Santa Catarina, as doses da vacina contra a dengue permanecem sendo aplicadas somente nos municípios dessas duas regiões, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Fonte: NSC