Skip to content

Governador eleito de SC, Jorginho Mello, anuncia secretariado; saiba quem comandará as pastas

Os primeiros nomes do secretariado que irão compor o governo de Santa Catarina, em 2023, foram anunciados na manhã desta segunda-feira (5). O anúncio foi feito pelo governador eleito, Jorginho Mello (PL), durante  coletiva.

 

“Os nome são técnicos. São nomes de pessoas que eu acredito, pessoas de ficha limpa, pessoas qualificadas, que podem contribuir – efetivamente -para que a gente consiga fazer um grande governo. São parte do secretariado, ainda falta alguns nomes”, destacou Jorginho.

Segundo o governador eleito, os demais integrantes devem ser anunciados nas próximas semanas.

 

Confira os nomes anunciados e as pastas:

Administração- Moisés Diersmann

Secretaria Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti

Casa Militar – Ten. Cel. José Eduardo Vieira

Comando Geral da Polícia Militar – Cel. Aurelio José Pelozato

Secretaria da Saúde – Carmen Zanotto

Secretaria da Defesa Civil – Coronel Luís Armando Reis

Secretaria da Fazenda – Cleverson Siewert

Sec. Articulação Nacional – Vânia Franco

Secretaria da Agricultura – Valdir Colatto

Secretaria da Educação – Aristides Cimadon

Procuradoria Geral do Estado – Márcio Vicari

 

Moisés Diersmann

O indicado para a Secretaria da Administração foi Moisés Diersmann, que é natural de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense. Diersmann, que é o coordenador da transição do governo de Jorginho Mello,  foi vereador e prefeito por dois mandatos em Luzerna.

Formação: O indicado possui especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela FATEC. Ainda tem especialização em Comunicação e Marketing  e graduação em Redes de Computadores. Diersmann também possui graduação em Tecnologia do Empreendimento.

 

Danieli Pinheiro Porporatti

Danieli foi a indicada para ocupar a Secretaria Geral de Governo. Ela – que é natural de Xanxerê, no Oeste catarinense – é a atual chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no Estado. Também é secretária executiva do Partido Liberal de Santa Catarina, desde 2013.  Danieli atuou, entre 2011 e 2013, como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento.

Formação: Danieli  é formada em administração pela Unoesc e cursou Direito na UNISUL.

 

José Eduardo Vieira

O indicado para a Casa Militar é José Eduardo Vieira, que atua há 25 anos na PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) e é Tenente Coronel. Ele é natural de Florianópolis.

Entre 2003 a 2018, Vieira atuou na Casa Militar do Governo do Estado, como ajudante de ordens do governador e chefe do cerimonial. mas foi na Casa Militar do TJSC ( Tribunal de Justiça de Santa Catarina) que atuou nos últimos 4 anos.

Formação: Vieira é bacharel em Segurança Pública, em Direito. Também possui duas pós-graduações na área de segurança pública. Recentemente, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE) no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

Aurelio José Pelozato

Para o comando geral da PMSC, o indicado do governador eleito foi o coronel Aurélio José Pelozato. O coronel faz parte da corporação desde 1992 e é o atual Chefe de Estado Maior de Santa Catarina.

Pelozato possui várias especializações e é instrutor de novos policiais. Também tem experiência na coordenação de situações de pronto emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da força nacional no Rio de Janeiro para realização das olimpíadas de 2016.

 

Carmen Zanotto

A Secretaria da Saúde quem irá assumir é Carmen Zanotto, parlamentar que possui graduação Enfermagem e Obstetrícia. Ela já atuou como diretora de Enfermagem, secretária Municipal de Saúde, Secretária e Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Carmen – que atualmente é deputada federal – já foi vereadora de Lages. Como parlamentar, Carmem foi uma das principais defensoras da aprovação do piso nacional da enfermagem neste ano.

Formação: Carmen Zanotto possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Também tem especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

 

Coronel Armando

Para a Secretaria da Defesa Civil o indicado por Jorginho foi Luís Armando Reis, que é oficial da reserva do exército brasileiro. Ele se aposentou após 30 anos de atuação. Natural do Rio de Janeiro, Armando mora há 20 anos em Joinville, no Norte catarinense. Foi deputado federal por Santa Catarina na última legislatura e ao tentar a reeleição ficou como suplente de deputado federal pelo PL.

Formação: Armando é formado em Educação Física pela Academia Militar das Agulhas Negras e graduado em direto pela UNISUL. Também possui especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
05/02/23
19°C
nuvens dispersas
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo