Skip to content

Governador de SC emite alerta sobre previsão de chuvas: ‘a preocupação é grande’

Jorginho Mello destaca a importância da população ficar atenta aos alertas divulgados pela Defesa Civil de SC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), publicou um vídeo no início da tarde desta quinta-feira (5) alertando para a previsão de novas chuvas no Estado. Ele pediu para a população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil. “A preocupação é grande”, destacou.

Confira o comunicado

 

“Todos sabemos que estamos passando pelo El Niño. [Os fenômenos decorrentes] deram consequências no Rio Grande do Sul e agora estão vindo para Santa Catarina”, destacou Mello, se referindo aos fenômenos extremos que atingiram mais de 18 mil pessoas no Estado gaúcho.

“Todo mundo precisa ficar ligado nas informações, principalmente da Defesa Civil”, ressaltou. Os alertas meteorológicos podem ser recebidos por meio de SMS ou conferidos no site oficial do órgão.

As chuvas intensas que começaram na madrugada de quarta-feira (4) deram uma trégua nesta quinta. No entanto, devem retomar a partir de sexta-feira (6). A Defesa Civil destaca que a condição do tempo muda devido ao afastamento da frente fria e entrada de uma área de alta pressão.

54 cidades atingidas

O governo de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (5) a primeira morte decorrente das chuvas. Uma bebê está ferida. Há, pelo menos, 54 cidades que registraram estragos devido aos fenômenos. Os dados foram atualizados às 9h.

Até então, as prefeituras de sete municípios decretaram situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre.

A vítima fatal é um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu por volta das 17h desta quarta-feira após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. Ele “perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, detalha o boletim do órgão.Previsão para os próximos dias em SC

Os temporais devem ser mais intensos principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, Serra e Sul do Estado e aumentando no período da tarde e noite, informa Coutinho. Quase todo o Estado está em alerta laranja (atenção).

Até sábado (7), as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 50 a 70 mm.

A chuva, pontualmente intensa e volumosa, pode vir acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

No domingo (8), os acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.

 

Fonte: ND +
Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
15/04/24
24°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App