Skip to content

Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros é adiada

Grupo havia recebido autorização de Israel, do Egito e do governo palestino para sair da Faixa de Gaza, mas fronteira de Rafah, a única via de saída de Gaza atualmente, foi fechada novamente. Segundo embaixador do Brasil na Palestina, nova tentativa ocorrerá no sábado (11).

 

Pessoas caminham em direção ao sul da Faixa de Gaza, em 10 de novembro de 2023. — Foto: Mahmud Hams/ AFP

 

A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10), e a passagem de brasileiros e seus parentes que aguardavam para cruzá-la ficou incerta.

 

O grupo integra a 7ª lista de estrangeiros que haviam sido autorizados a deixar o território nesta sexta. Desde cedo, eles estavam em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah, que atualmente é a única via de saída da Faixa de Gaza, aguardando para poder sair.

 

Uma nova tentativa será feita no sábado, segundo afirmou o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeias.

 

Candeias disse que apenas cinco ambulâncias com feridos foram autorizadas a passar pela fronteira nesta sexta, e demoraram para chegar até o posto de controle.

 

Parte da demora, disse o embaixador, ocorreu por conta da “forte presença militar israelense em combates ao redor de hospitais”, o que fez com que as ambulâncias demorassem para conseguir sair. Mais cedo, o Crescente Vermelho (como é chamada a Cruz Vermelha em países de maioria islâmica) afirmou que uma ação militar de Israel no hospital Al-Quds, no norte de Gaza, deixou um morto e 19 feridos.

 

A passagem de Rafah fica aberta apenas por algumas horas diariamente, por exigência de Israel e do Egito, que alegam risco de que integrantes do grupo terrorista do Hamas possam cruzar a fronteira.

 

O embaixador afirmou esperar que o grupo de brasileiros e seus parentes consiga deixar o território palestino no sábado (11).

 

“Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também poderão, inclusive nossos brasileiros”, disse Candeias

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a passagem foi fechada.

 

“Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar. A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberto durante apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento de que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje”, declarou Vieira.

 

O chanceler também afirmou que a lista com o nome dos 34 que integram o grupo, aprovada na quinta-feira (10) por autoridades que controlam a passagem, já estava em mãos dos governos do Egito e de Israel “havia vários dias”.

 

Próximos passos

 

Após o fechamento da passagem, os brasileiros agora esperarão por uma nova tentativa.

 

Caso não consigam cruzar a fronteira ainda nesta sexta, serão levados a uma nova residência alugada pelo Itamaraty em Rafah enquanto aguardam a nova tentativa.

 

Quando conseguirem atravessar a fronteira e chegar do lado egípcio, o grupo será repatriado após um longo caminho por terra e por ar até chegarem ao Brasil.

 

Fonte G1

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
13:35, maio 25, 2024
temperature icon 8°C
nublado
Humidity 70 %
Wind Gust Wind Gust: 9 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:08
Sunset Sunset: 17:46