Skip to content

Frente fria e umidade amazônica provocam início de semana com chuva intensa em SC

O início de semana será de chuva e instabilidade em grande parte de Santa Catarina. Os maiores volumes de chuva devem ser observados no Grande Oeste, Serra e Sul do estado, além de parte do Alto Vale do Itajaí.

 

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria deve trazer instabilidade para todo o estado já neste domingo (9), com chuva e temporais isolados.

 

Na segunda (10) e terça-feira (11), um fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica intensifica a atuação da frente fria, aumentando o volume de chuva esperado para o período.

 

Na região da Grande Florianópolis, Planalto Norte e Médio Vale do Itajaí, ocorrências relacionadas a chuva apresentam risco moderado de acontecer. Já o Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser as regiões do estado menos afetadas.

 

Nas regiões mais afetadas, os acumulados de chuva podem variar entre 70 e 100 milímetros, e até ultrapassar esse número.

Em todas as regiões de Santa Catarina, há chance de chuva intensa, persistente e volumosa. Alagamentos, enxurradas e deslizamentos ocasionados pela chuva podem acontecer, especialmente no Grande Oeste, Serra e Sul.

 

A Defesa Civil estadual também emitiu um alerta para a possibilidade de rajadas fortes de vento, com velocidade de 45 a 65 km/h, para a noite deste domingo. O alerta coloca a região do Litoral Sul e Grande Florianópolis em observação para ocorrências relacionadas ao vento, com direção sul.

 

A atuação dos ventos também provoca mar agitado no litoral catarinense, com ondas de até 2,5 metros. Por conta disso, há alerta para alagamentos costeiros na madrugada e decorrer da segunda-feira em Itajaí, São Francisco do Sul, Joinville e Florianópolis.

 

A combinação de maré astronômica e maré metereológica, provoca pelo vento e agitação marítima, ocasiona risco moderado de alagamentos costeiros.

 

No decorrer da terça-feira, de acordo com a Defesa Civil, a frente fria se desloca para o mar, mas o fluxo de umidade permanece na região, e mantém a instabilidade no tempo.

 

Na quarta-feira (12), há previsão de formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que deve manter a condição de tempo instável.

 

Entre quinta (13) e sexta-feira (14), o ciclone se afasta para a costa, mas o canal de calor e umidade continuidade sobre Santa Catarina, o que favorece a permanência da chuva.

 

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira, de acordo com a Epagri-Ciram:

Litoral Norte: Mínima de 10ºC, máxima de 21ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 15 Km/h, rajadas de 40 Km/h.

Planalto Norte: Mínima de 9ºC, máxima de 14ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 10 Km/h, rajadas de 45 Km/h.

Grande Florianópolis Litorânea: Mínima de 13ºC, máxima de 19ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 10 Km/h, rajadas de 40 Km/h.

Grande Florianópolis Serrana: Mínima de 8ºC, máxima de 14ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 5 Km/h, rajadas de 40 Km/h.

Vale do Itajaí: Mínima de 9ºC, máxima de 17ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 5 Km/h, rajadas de 40 Km/h.

Litoral Sul: Mínima de 7ºC, máxima de 16ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 5 Km/h, rajadas de 50 Km/h.

Planalto Sul: Mínima de 5ºC, máxima de 10ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 10 Km/h, rajadas de 65 Km/h.

Meio-oeste: Mínima de 9ºC, máxima de 14ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 10 Km/h, rajadas de 50 Km/h.

Oeste: Mínima de 10ºC, máxima de 14ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 5 Km/h, rajadas de 30 Km/h.

Extremo-oeste: Mínima de 8ºC, máxima de 14ºC. Tempo encoberto com chuva. Vento médio de 5 Km/h, rajadas de 30 Km/h.

 

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
04/02/23
17°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App

Ouça ao vivo