Skip to content

Fotos: Cheia do Rio Uruguai deixa cidades do Oeste de SC inundadas

Defesa Civil emitiu alerta na região com previsão de rio atingir 12 metros

Cheia do Rio Uruguai deixa cidades do Oeste inundadas (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

 

A forte chuva dos últimos dias fez com que o nível do Rio Uruguai e seus afluentes aumentasse rapidamente, provocando inundações em cidades do Oeste de Santa Catarina. Em Itapiranga, o nível do rio chegou a 11,96 metros na medição das 5h desta quarta-feira (18), de acordo com informações da Defesa Civil.

 

Na noite desta terça-feira (17), o prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, e o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento André Rauber, alertaram a população sobre a situação do rio e as previsões em uma live nas redes sociais.

 

— Em função das vazões de rio elevadas e com as chuvas que ainda persistem em vários locais da bacia do Rio Uruguai, nós estimamos que o nível do Rio Uruguai em Itapiranga deva chegar a 12 metros — disse o sargento André Rauber.

Cheia do Rio Uruguai em Itapiranga (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Além de Itapiranga, os municípios de Mondaí, Caibi, Palmitos, Águas de Chapecó e São Carlos também seguem em alerta para inundações por conta da cheia do Rio Uruguai, segundo informações da Defesa Civil.
Várias ocorrências foram registradas na região Oeste no início da semana por conta da chuva. No interior do município de Barra Bonita, um homem conseguiu se salvar, após a caminhonete que ele dirigia ser levada pelo rio, conforme o Corpo de Bombeiros.

 

Desde 4 de outubro, 145 municípios catarinenses registram ocorrências em virtude das chuvas, como alagamentos, deslizamentos e granizo. Ao menos 133 estão em situação de emergência e dois decretaram estado de calamidade pública: Rio do Sul e Taió, ambas cidades localizadas no Alto Vale do Itajaí.

 

Até a manhã desta quarta-feira (18), seis mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas, conforme a Defesa Civil. Mais de 26 mil pessoas seguem desabrigadas.

 

A previsão é de que a chuva continue em Santa Catarina nos próximos dias. Nesta quarta-feira (18), os maiores volumes de chuva devem ser registrados no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. A condição se mantém para a quinta-feira (19).

 

Ainda segundo a Epagri/Ciram, na sexta-feira (20) o tempo será instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Já nas demais, haverá sol com aumento de nuvens.

 

 

Fonte: NSC
Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
22:36, maio 17, 2024
temperature icon 14°C
nublado
Humidity 100 %
Wind Gust Wind Gust: 4 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:04
Sunset Sunset: 17:49