Skip to content

Estado lança o Programa Terra Boa 2023 com investimentos recordes de R$ 114 milhões durante o Itaipu Rural Show

O governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira, 15, o Programa Terra Boa com investimentos recordes de R$ 114,7 milhões. A iniciativa busca o aumento da produtividade nas lavouras e a diversificação de culturas. O anúncio foi feito durante a abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho e teve a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto.

Foto: Assessoria de Comunicação / Governo de SC

 

Em sua nova edição, o Terra Boa terá ainda mais recursos disponíveis, serão 37% a mais do que o investido no último ano, alcançando o maior volume da história. O Programa irá incentivar a aquisição de 200 mil sacas de sementes de milho; 430 mil toneladas de calcário; 4.500 kits forrageira; 1.200 kits apicultura; dois mil kits solo saudável e apoiará o cultivo de até 10 mil hectares de cereais de inverno, que serão destinados para a produção de ração animal.

 

Durante seu discurso, Jorginho Mello destacou a força do cooperativismo catarinense e a pujança do agronegócio. “O Governo do Estado será um grande parceiro de quem trabalha e produz. Somos um povo aguerrido, que trabalha e se reinventa. Santa Catarina dá exemplo para todo o país”.

 

“A agricultura catarinense tem um modelo diferenciado, um modelo que precisa de cuidados especiais. Dentro da porteira o nosso agricultor é extremamente eficiente por isso nossos produtos chegam a centenas de países do mundo. Fora da porteira, nós precisamos ajudar na desburocratização, na melhoria das estradas rurais, da energia elétrica e no fornecimento de internet de qualidade. Vamos reconhecer e trabalhar para que o agricultor seja valorizado e para dar visibilidade ao trabalho dos homens e mulheres do campo”, ressaltou o secretário da Agricultura.

 

Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, o Terra Boa é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do cooperativismo e do agronegócio catarinense.

 

OUTROS ANÚNCIOS

O governador ainda anunciou uma parceria com o Sebrae e Aurora Coop. para uma capacitação de produtores rurais. Também foi assinado um protocolo de intenções para a construção da nova estação meteorológica que deverá ser instalada em Pinhalzinho e sancionada a lei que cria o Programa Estadual de Desenvolvimento da Apicultura Catarinense.

 

Jorginho Mello reforçou que vai honrar os compromissos de campanha que beneficiam as famílias ligadas ao agronegócio e que têm um papel importante para a economia. “Precisamos melhorar a energia elétrica e dar internet de qualidade para o campo. Vamos trabalhar a favor de quem produz e trabalha. Por isso o agronegócio tem prioridade no nosso governo. E hoje anunciamos aqui em Pinhalzinho programas importantes que comprovam isso”, destacou o governador.

 

O Instituto do Meio Ambiente ainda entregou a Licença Ambiental para operação de Linhas de Transmissão entre os municípios de Itá, Pinhalzinho e Xanxerê.

 

SOBRE O ITAIPU RURAL SHOW

O evento, que começou nesta quarta, 15, é uma exposição realizada em mais de 20 hectares de área própria, que recebe mais de 50 mil visitantes por edição. Em quatro dias o público que visita o evento pode ter acesso a tudo que existe de novo no segmento do agro. A exposição é considerada um grande celeiro de boas práticas de campo, além de trazer informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio na Região Sul do país.

 

O organizador do Itaipu Rural Show, Arno Pandolfo, disse que esse é um evento planejado com carinho para os agricultores. “Quando começamos, 24 anos atrás, era um pequeno evento mas que a gente já almejava esse sucesso que hoje se tornou o Itaipu Rural Show. Temos uma grande programação para o produtor que está em busca das novidades do setor do agro”, enfatizou Arno Pandolfo.

 

São aproximadamente 300 empresas expositoras de tendências e conhecimento do agronegócio para o empresário rural. Os visitantes podem conhecer os stands de empresas de tecnologias, inovações, sementes, insumos e demais produtos para o aumento da produção agropecuária. Para este ano, entre as novidades apresentadas, estão as inovações do setor Agro 4.0, que estão sendo exibidas pelas maiores empresas do mundo.

 

Fonte: Secom

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

Xaxim - SC, BR
15/04/24
20°C
nublado
Facebook
Instagram
WhatsApp Promoções
WhatsApp Pedidos de Músicas
Baixe nosso App