Skip to content

Epagri lança plano de demissões incentivadas que prevê economia milionária

Com o objetivo de reduzir custos com a folha de pessoal e renovar equipes, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança plano de demissão incentivada. A expectativa é de que cerca de 400 servidores optem por se aposentar e a economia, com isso, foi estimada em torno de R$ 240 milhões em 10 anos.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite (D), com o governador Jorginho Mello e o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, no evento de sexta-feira, ao lado de outras autoridades (Foto: Leo Munhoz, Secom)

 

Essa medida integra o Plano de Reestruturação da Epagri assinado sexta-feira (10) pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da empresa, Dirceu Leite. O evento teve também a participação de outras autoridades, a entrega de novos veículos para trabalho de equipes de pesquisa e extensão rural no Estado e lançamento de campanha de doação aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul.

 

Segundo o governador, a Epagri faz um trabalho de excelência para os produtores rurais e o governo planeja modernizar ainda mais a empresa.

 

De acordo com Dirceu Leite, atualmente a Epagri conta com 1.615 empregados e a projeção da empresa é de que 30% possam ter interesse em aderir ao plano. Isso somaria pouco mais de 450 desligamentos.

 

Para aderir ao programa, o empregado terá que cumprir pelo menos um de dois critérios: ter mais de 25 anos de trabalho na empresa ou ter 60 anos de idade e estar aposentado pela previdência social.

 

– Essa política de aposentadoria incentivada é uma maneira encontrada pelas empresas públicas de implementar gestão estratégica de recursos humanos. Na Epagri, o plano vai proporcionar a renovação do quadro técnico e aprimorar ainda mais a atuação da Empresa na área rural e pesqueira – afirmou o presidente Dirceu Leite.

 

A Epagri é uma das estatais de pesquisa agropecuária mais competitivas do Brasil. Além da assistência aos agricultores, realiza pesquisas em diversas áreas de interesse do agronegócio do Estado.

 

Em 2023, por exemplo, com investimentos de R$ 16,4 milhões, a empresa executou 424 projetos e registrou 25 novas tecnologias certificadas. O investimento foi o maior da história da empresa com o objetivo de melhorar a produção de alimentos.

 

Entre as pesquisas que realiza estão sobre novas cultivares de arroz irrigado, milho, pastagens e produção de hortaliças. Na fruticultura, a Epagri na pesquisa para melhorar a produção de maçãs, uvas, banana, pêssegos, peras, maracujá e outros produtos.

Fonte: NSC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
04:52, maio 24, 2024
temperature icon 15°C
nublado
Humidity 99 %
Wind Gust Wind Gust: 27 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Sunrise Sunrise: 07:07
Sunset Sunset: 17:46