Skip to content

‘Enem dos Concursos’: governo revela cronograma com datas de resultado e posse; confira

O “Enem dos Concursos”, ou CNU (Concurso Nacional Unificado), será aplicado em 18 de agosto em todo o país, anunciou a ministra da Gestão e Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, nesta quinta-feira (4).

As informações são do portal R7. Segundo a ministra, o resultado final será divulgado em 21 de novembro, com convocação marcada para janeiro de 2025.

 

Inicialmente, as provas seriam aplicadas no dia 5 de maio, no entanto, a data foi adiada para 18 de agosto em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

“Vamos publicar hoje um novo edital, com várias regras para que a gente garanta que a prova seja realizada mesmo que, infelizmente, aconteça algo da magnitude do que aconteceu no RS”, dissea ministra durante coletiva de imprensa.

 

As provas haviam sido distribuídas e, de acordo com Esther, “não houve nenhuma violação”. Depois do anúncio do adiamento do concurso, o governo recolheu os documentos e os enviou para um lugar seguro não informado. O local de armazenamento tem vigilância 24 horas por dia.

 

Esther relatou que Eduardo Leite garantiu a realização das provas no Rio Grande do Sul. “O governador me garantiu que, no dia 18, as forças de segurança pública estarão à disposição para fazer a segurança do concurso. Era uma preocupação nossa”, destacou a ministra.

 

Novo edital do ‘Enem dos Concursos’

No novo edital do Enem dos Concursos, haverá a possibilidade de devolução da taxa de inscrição, entre os dias 5 e 7 de julho.

Além disso, a ministra destacou que os inscritos podem pedir alteração da cidade de realização da prova do Enem dos Concursos, no mesmo período, mas apenas em dois casos: candidatos com CEP de residência do Rio Grande do Sul que fariam o concurso em outro estado e candidatos com CEP de residência de outros estados que fariam a prova no Rio Grande do Sul. Dados do governo apontam que essa opção está disponível para 2.100 pessoas.

 

Esther anunciou, também, que o novo edital vai trazer a informação de que poderá ser realizada uma prova extraordinária na hipótese de ocorrer evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do certame em locais determinados, que atinjam no mínimo 0,5% dos candidatos inscritos.

 

A aplicação será restrita aos candidatos do local atingido e já inscritos no certame. Caberá ao ministério da Gestão autorizar eventualmente a medida extraordinária.

Fonte: ND+

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
21:04, jul 18, 2024
temperature icon 17°C
céu limpo
Humidity 94 %
Wind Gust Wind Gust: 5 Km/h
Clouds Clouds: 0%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:55