Skip to content

Economia de SC cresce 3,9% nos quatro primeiros meses de 2024

A economia de Santa Catarina cresceu 3,9% nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou crescimento de 2,1% na atividade econômica. Os dados são do relatório do Banco Central e foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Exportações de motores elétricos e transformadores tiveram maior desempenho, com alta de 10% em SC (Foto: Porto de Itapoá, Divulgação)

 

Na análise que desconsidera os efeitos sazonais da economia, o Estado alcançou o maior crescimento nacional no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma espécie de prévia do PIB. A expansão da atividade econômica do Estado foi de 2,6% em abril, em relação a março.

 

De acordo com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a queda da taxa de juros a partir de agosto do ano passado tornou as condições de crédito mais favoráveis, o que beneficiou setores da indústria, responsável por crescimento de 6,5% no acumulado do ano.

 

— Essa dinâmica incentivou o desempenho de segmentos ligados à produção de bens de capital, intermediários e de consumo durável, como a indústria de equipamentos elétricos, que teve alta de 16,1% na produção — diz o dirigente.

 

Uma análise do Observatório Fiesc mostra que um dos fatores que impulsionaram essa expansão foi a demanda externa, que tem desempenhado papel importante para o setor de equipamentos elétricos, com aumento de embarques de produtos como motores e transformadores elétricos para África do Sul e Canadá.

 

As melhores condições para investir na produção, aliadas às vendas externas de compressores de ar e bombas de líquido são pontos que influenciaram o desempenho positivo da fabricação de máquinas e equipamentos, responsável por crescimento de 10,2% no ano até abril.

 

Aumento na renda e consumo

A economia de Santa Catarina também reflete o mercado de trabalho aquecido, com aumento real da massa de rendimentos da população e, consequentemente, a manutenção do consumo elevado das famílias.

Até abril, a produção de veículos automotores cresceu 7,8%, impactada pela queda recente dos juros e demanda interna em nível elevado. Em consequência, o comércio de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou aumento de 13,9% na mesma análise.

O economista do Observatório Fiesc, Marcelo de Albuquerque, explica que o desempenho estadual teve ainda a força da produção de produtos químicos, que cresceu 6,4%, influenciada, em parte, pelo consumo de artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos.

 

Desempenho por setor

A comercialização desses produtos acabou refletindo no aumento de 12,9% no comércio, no acumulado do ano até abril. “Além disso, o volume de vendas em hipermercados e supermercados tiveram expansão de 2,9% no período, resultado da demanda por embalagens plásticas e contribuindo para o crescimento de 11,3% na indústria de borracha e plástico”, pontuou.

O setor de serviços foi o que mais cresceu, com aumento de 6,7% no acumulado do ano. O consumo das famílias e o maior nível de produção das indústrias catarinenses impulsionaram as atividades de serviços relacionadas a transportes, principalmente no escoamento de produtos.

 

Outros segmentos ligados ao mercado de trabalho registraram expansão, como os serviços profissionais, administrativos e complementares, voltados para a locação e o agenciamento de mão de obra, além dos serviços de escritório e apoio administrativo.

A atividade econômica do comércio ampliado teve alta de 5,5% de janeiro a abril deste ano no estado.

Fonte: NSC

Compartilhe essa notícia

Navegue pelos posts!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escolha seu streaming

Mensagem do dia

Ouça e faça o Download da nossa mensagem do dia!

Previsão do Tempo

loader-image
Xaxim - SC
09:32, jul 16, 2024
temperature icon 13°C
nublado
Humidity 96 %
Wind Gust Wind Gust: 7 Km/h
Clouds Clouds: 97%
Sunrise Sunrise: 07:17
Sunset Sunset: 17:54