Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Diretoria de Meio Ambiente promove curso sobre caracterização de vegetação da Mata Atlântica
- outubro 9, 2024
- 10:39
A Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Diretoria do Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes promoveu nos dias 3 e 4 de outubro de 2024 o “II Minicurso sobre Inventário Florestal e Estágios Sucessionais da vegetação da Mata Atlântica”. O evento foi realizado no Centro de Treinamento de Chapecó – CETREC/ EPAGRI, em parceria com o Conselho Regional de Biologia de Santa Catarina de (CRBio-09).
O objetivo foi o aporte teórico-prático necessário para a realização de inventários florestais e identificação de estágios sucessionais da vegetação da Mata Atlântica que subsidiam processos de análise para manejo e supressão de vegetação nativa para obras e atividades. O evento foi ministrado pelo Professor Dr. João de Deus Medeiros, Presidente do CRBio de SC e contou com a participação de 35 profissionais, entre representantes de órgãos ambientais, de segurança, fiscalização, organizações não governamentais, e profissionais de empresas de consultoria ambiental.
Durante o minicurso foram abordadas as características gerais da vegetação do Estado de Santa Catarina, com destaque à Floresta Ombrófila Mista e Floresta Estacional Decidual, por serem características da região Oeste do Estado de SC. Também foram abordados temas relacionados à sucessão ecológica, ecologia da paisagem, processos sociais, transformações históricas, legislação ambiental e políticas públicas necessárias à conservação da biodiversidade.
A aplicação prática deste conhecimento ocorreu no próprio CETREC, por meio de trabalho de campo e posterior discussões em grupos.
Priscila Rech Confortin, participante do evento e servidora do órgão ambiental municipal, considerou que o evento foi bastante interessante, pois “oportunizou a discussão coletiva de tópicos para uma revisão necessária da Resolução CONAMA 04/1994, que trata da caracterização de estágios sucessionais da Mata Atlântica em SC”.
Marck Gehlen, Diretor de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental, disse que minicurso cumpriu com seus objetivos, oportunizando a qualificação dos técnicos e profissionais da área ambiental e contribuindo com a prestação de melhores serviços à comunidade e ao meio ambiente.
Fonte: Assessoria de Imprensa